Civitanova, de Bruno e Leal, tentará quebrar domínio russo na Champions
A Confederação Europeia de Vôlei (CEV) inovou neste ano e realizará a final nos naipes feminino e masculino da Liga dos Campeões da Europa no mesmo dia, 18 de maio, na cidade de Berlim, na Alemanha. Entre os homens, o Civitanova, de Bruno e Leal, reeditará a final de 2018 ao enfrentar o papa-título Zenit Kazan, da Rússia. No feminino, Conegliano e Novara, duas equipes italianas, disputarão a taça pela primeira vez. Confira a análise do Saída de Rede:
Feminino
A edição feminina da mais importante competição interclubes da Europa terá uma final histórica. Isto porque será a primeira vez que duas equipes do mesmo país, no caso, a Itália, disputarão o troféu.
Em Istambul, na Turquia, o atual campeão italiano Imoco Volley Conegliano despachou o Fenerbahçe Opet por 3 sets a 0 (25-18, 25-22 e 28-26) e fechou a série semifinal com dois triunfos e nenhuma parcial perdida.
A oposta Samanta Fabris foi a maior pontuadora, com 17 acertos. A meio de rede Anna Danesi e a ponteira Kimberly Hill apareceram logo em seguida, com 12 e 8 pontos marcados. Pelo lado turco, Samantha Bricio e Melissa Vargas fizeram 15 e 14 pontos, respectivamente.
O Conegliano terá pela frente o Igor Gorgonzola Novara, que fez história ao eliminar o bicho papão VakifBank, da Turquia, em uma semifinal dramática. As italianas venceram o primeiro jogo, na semana passada, por 3 a 0, mas as turcas devolveram a derrota, em casa, nesta quarta-feira (10), por 3 sets a 1, com parciais de 25-23, 25-20, 15-25 e 25-21, forçando o golden set.
Contudo, os 26 pontos anotados pela ponteira Ting Zhu no jogo não foram suficientes para levar o tetracampeão europeu a mais uma final. Para eliminar o poderoso time do técnico Giovanni Guidetti, o Novara contou com uma atuação novamente exuberante da oposta Paola Egonu, que brilhou ao anotar incríveis 39 pontos na partida – 9 deles no golden set vencido por 16 a 14.
Assim, na final "caseira", as duas equipes buscarão o primeiro título na Champions League.
Leia mais:
– Federação Internacional anuncia medidas para diminuir calendário intenso do vôlei
– Levantador Bruno mostra insatisfação com calendário exaustivo
– Provável estreia de Leal na seleção brasileira agita calendário em 2019
– Paola Egunu faz história ao marcar 45 pontos no Campeonato Mundial
Masculino
No aguardado reencontro entre o astro polonês Wilfredo León e sua ex-equipe, melhor para o poderoso Zenit Kazan-RUS, que disputará a final pela quinta vez consecutiva. Após um começo de temporada irregular, marcado pela eliminação precoce no Mundial de Clubes, o time tentará o penta na competição.
Os comandados de Vladimir Alekno sofreram, mas conseguiram bater o Sir Safety Perugia no tie-break no primeiro duelo da semi, na semana passada, na Itália. Já no confronto de volta, nesta quarta-feira (10), em Kazan, os atuais campeões carimbaram o passaporte para Berlim ao vencerem os italianos por 3 sets a 1 (22-25, 25-23, 25-23 e 26-24).
O maior pontuador do confronto foi o sérvio Aleksandar Atanasijevic, que colocou 24 bolas no chão em favor dos italianos, seguido por León, que fez 16. Pelo lado russo, os destaques foram Maxim Mikhailov, Earvin Ngapeth e Matt Anderson, que marcaram 17, 14 e 13 pontos, respectivamente.
Em uma reedição da final de 2018, o Zenit Kazan enfrentará o italiano Cucine Lube Civitanova, time de Bruno, Leal e Simon, que se classificou em casa ao superar novamente o PGE Skra Belchatow, da Polônia, por 3 sets a 0 (25-15, 25-20 e 27-25).
Com enorme poderio ofensivo, o Civitanova demorou a engrenar na temporada. Além da troca de técnicos – a equipe hoje é dirigida por Ferdinando De Giorgi -, o grupo passou por problemas decorrentes principalmente do pouco entrosamento entre o recém-chegado levantador brasileiro e seus atacantes. Foi assim que o time de Macerata perdeu o título do Mundial de Clubes para o Trentino e a Copa Itália para o Perugia.
Com a conquista da vaga na decisão da Champions, os italianos tentarão o segundo troféu na competição, já que ganharam em 2002, mas foram superados no ano passado pelo Kazan. O maior pontuador do jogo foi Osmany Juantorena, com 12 acertos, seguido por Leal, que fez 11. Pela equipe polonesa, o veterano oposto Wlazly também colocou 11 bolas no chão.
Vale lembrar que será o segundo encontro entre os europeus na temporada, já que em dezembro passado ambos se enfrentaram no Mundial de Clubes, com vitória do Civitanova por 3 a 2.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.