Topo

Saída de Rede

Brasil e Polônia fazem “final informal” da Copa do Mundo de vôlei masculino

Carolina Canossa

12/10/2019 11h24

Brasil, de Renan Dal Zotto, vem fazendo excelente campanha na Copa do Mundo (Fotos: Divulgação/FIVB)

Em um campeonato de pontos corridos não há uma final propriamente dita, mas alguns jogos valem por uma decisão. É o caso do duelo entre as seleções de vôlei masculino de Brasil e Polônia, que se enfrentam às 3 horas da manhã deste domingo (13) pela Copa do Mundo.

Respectivamente líderes e vice-líderes da competição, brasileiros e poloneses devem definir nesta partida quem ficará com o título do último grande torneio entre países de 2019. Ainda invicta e com apenas dois sets perdidos em toda a disputa, a equipe comandada por Renan Dal Zotto leva ligeira vantagem, mantendo boas chances de levantar a taça mesmo com uma derrota no tie-break.

Do outro lado da rede, porém, haverá um adversário duríssimo, vencedor dos dois últimos Campeonatos Mundiais derrotando justamente o Brasil em ambas as ocasiões e que agora conta com o reforço do cubano naturalizado polonês Wilfredo León, fenômeno que passou a se destacar no vôlei profissional ainda adolescente.

E mais:

 No Voleicast #9: Seleção masculina tem bom início, mas ainda será testada na Copa do Mundo

 Conheça nosso programa de financiamento coletivo e concorra a prêmios

Mas o Brasil também conta com um reforço cubano: Yoandy Leal, que desde o início da atual temporada está liberado para vestir a camisa amarela em competições internacionais. Ao lado do central Lucão e do oposto Alan, que vem aproveitando a folga de Wallace de forma brilhante, o ponteiro tem sido um dos destaques da seleção nesta Copa do Mundo.

No primeiro encontro entre ambos por seleções, há pouco mais de dois meses em um torneio amistoso, deu Brasil por 3 a 1. E, para repetir o bom resultado no Japão, o caminho passa por foco e muito estudo dos rivais. "Se quisermos jogar bem contra a Polônia, que é um time muito forte, não podemos cometer muitos erros, dar pontos de graça. Temos que atuar bem não só contra o ótimo sistema de bloqueio-defesa deles, mas em todos os fundamentos", destacou o técnico brasileiro, Renan Dal Zotto.

Comandada pelo belga Vital Heynen, Polônia já perdeu para os EUA nesta Copa do Mundo

Pelo lado da Polônia, a tática é jogar o favoritismo para o lado brasileiro. Técnico do time, o belga Vital Heynen deu, inclusive, a entender que pode não entrar no jogo com força máxima, já que vem aproveitando o torneio para fazer uma série de testes com o elenco, inclusive com o oposto Kurek, que recentemente passou por uma grave lesão nas costas.

"Eu acho que o Brasil já abriu tanta vantagem na tabela, que, mesmo que a gente vença, eles serão os campeões. Nosso plano aqui na Copa do Mundo é conseguir fazer boas partidas, rodar muitos atletas e é isso que vamos fazer no próximo jogo: um monte de caras jogando e ver se eles conseguem ir bem. O Brasil merece ser campeão porque foi o melhor time até agora. Da nossa parte, vamos ver onde estamos", afirmou.

Independente disto, a expectativa é de uma grande partida de vôlei em Hiroshima.  Vale lembrar que, depois do jogo contra a Polônia, o Brasil ainda enfrentará o Japão (segunda, às 7h20) e a Itália (terça, às 3h), que joga o torneio com sua equipe reserva. Já a Polônia fecha sua participação na disputa contra Canadá e Irã, nos mesmos dias.

Siga o Voleicast no Instagram: @voleicast

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede