Brasil enfrentará Polônia, de León, em preparação para o Pré-Olímpico
Na reta final de preparação para o torneio Pré-Olímpico, que dará uma vaga nos Jogos de Tóquio do ano que vem, a seleção brasileira masculina de vôlei terá um último teste. Participará da 17ª edição do Hubert Jerzy Wagner Memorial, tradicional competição que será realizada na Tauron Arena, em Cracóvia (Polônia), a partir desta quinta-feira (1).
A chance de disputa em um campeonato com seleções importantes às vésperas do classificatório e a possibilidade de adaptação e aclimatação da equipe foram fundamentais para que a comissão técnica aceitasse o convite, uma vez que na semana seguinte o Brasil estará em Varna, na Bulgária, para brigar pela vaga olímpica.
Além dos anfitriões tricampeões mundiais, o time de Renan Dal Zotto terá como adversários no Wagner Memorial a imprevisível Sérvia e a emergente Finlândia. Nesta competição amistosa, todos se enfrentarão dentro do mesmo grupo e a equipe com mais pontos será a campeã. Os poloneses ganharam a edição de 2018, derrotando os russos.
– Ouça nosso podcast: resultado ruim na Liga das Nações acende o alerta para a seleção masculina
– León será capaz de manter a instável Polônia no topo do vôlei mundial?
O confronto mais difícil dos brasileiros deverá ser na sexta-feira (2) contra os donos da casa, que vêm se transformando em uma grande pedra no sapato da equipe verde-amarela – basta uma ligeira observação do retrospecto mais recente entre as duas seleções para notarmos a vantagem europeia. Além da vitória arrasadora na decisão do Campeonato Mundial do ano passado, os rivais, com um time B/C, superaram com facilidade os campeões olímpicos na fase final da Liga das Nações nesta temporada.
Além do histórico negativo, os comandados de Renan ainda terão que lidar com outro "problema". A Polônia contará com um reforço e tanto: o ponteiro Wilfredo León, cubano naturalizado polonês considerado um dos melhores jogadores do mundo na atualidade. Será a oportunidade de ver León em ação contra Leal, atacante cubano também naturalizado brasileiro, que fez sua estreia pela seleção nacional na Liga das Nações.
Como o treinador belga Vital Heynen deseja, assim como Dal Zotto, colocar seus atletas no melhor ritmo para a disputa do qualificatório olímpico, os europeus entrarão no torneio com força máxima, contando com o jogador que fez história no Zenit Kazan, da Rússia, antes de se transferir para o italiano Perugia. León fez sua estreia com a camisa polonesa no último fim de semana em dois amistosos contra a Holanda.
A seleção do Leste Europeu venceu as partidas disputadas em casa, na cidade de Opole, por 4 sets a 0 (25-20, 25-19, 25-22 e 25-21) e 3 a 1 (27-15, 25-17, 25-17 e 18-25) – o acordo entre as equipes estabeleceu que seriam jogadas 4 parciais em cada amistoso, ainda que houvesse um vencedor nas três iniciais.
E León foi quem mais pontuou pela equipe mandante, marcando 9 vezes no primeiro jogo (a mesma pontuação do passador Bednorz, jogador-chave para a Polônia no Final Six da Liga das Nações), quando esteve em quadra nos dois primeiros sets, e 10 no segundo. A baixa pontuação de León se deve ao fato de que o treinador belga optou por descansar o jogador, dando oportunidades a vários outros atletas.
Logo depois da competição, o compromisso de ambas as seleções será o quadrangular classificatório entre os dias 9 e 11 de agosto. Vale lembrar que o Brasil jogará no grupo A contra Egito, Porto Rico e Bulgária. Já a Polônia está na chave D, bastante complicada, ao lado de França, Eslovênia e Tunísia, mas poderá contar com o apoio de sua apaixonada torcida, já que atuará em casa, na cidade de Gdansk.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.