Brasil volta a oscilar e perde para as polonesas no Torneio de Montreux
Por Daniel Rodrigues
A seleção brasileira conheceu sua primeira derrota no Torneio de Montreux (Suíça) na tarde desta quarta-feira (04). Após uma estreia animadora, com vitoria por 3 sets a 1, diante das russas, o Brasil voltou a demonstrar a instabilidade que vinha preocupando na Liga das Nações e nos amistosos contra os Estados Unidos. O resultado das oscilações foi uma derrota por 3 sets a 2 para a Polônia (20-25, 25-21, 25-22, 22-25 e 15-12).
Diferentemente do primeiro duelo, o técnico José Roberto Guimarães optou por poupar a central Thaisa. Em seu lugar foi escalada no time titular a campeã olímpica Adenizia, além de Dani Lins, Rosamaria, Gabi, Fernanda Garay, Carol e a líbero Suelen.
Leia também: Fome, exploração infantil e assassinato marcam vida de promessa do vôlei
Com o jogo muito concentrado nas extremidades, o Brasil não conseguiu deslanchar e impor o seu ritmo como no confronto contra as russas. A oposta Rosamaria e as ponteiras Fernanda Garay, Drussyla e Gabi, foram as principais responsáveis por rodar bolas, enquanto as centrais pouco tiveram oportunidades de participar no ataque. Uma justificativa para tal fato, pode ter sido a recepção irregular que voltou a incomodar e prejudicar a distribuição das levantadoras.
A quantidades de erros em momentos importantes e a ineficiência do saque foram outros fatores bastante evidentes na partida contra as europeias. Sem conseguir dificultar o passe das rivais, as brasileiras consequentemente não atingiram o desempenho esperado no bloqueio. Prova disto foi a apresentação enfática da oposta polonesa Malwina Smarzek, que terminou a disputa com incríveis 31 pontos.
Apesar dos tópicos negativos, foi interessante ver a atuação de Fernanda Garay e Drussyla. Em somente duas parciais disputadas, a primeira colocou 14 bolas no chão (média de 7 por set) e a segunda pontuou 16 vezes nos três sets que esteve em quadra. Com atuações seguras, Drussyla parece estar preparada para disputar o seu primeiro Campeonato Mundial e pode ser uma importante opção de Zé Roberto para a competição.
Mesmo com a derrota desta quarta, o Brasil segue com boas chances de classificação para a fase semifinal do campeonato, já que na última rodada enfrentará as camaronesas, adversárias sem grande tradição no voleibol internacional. O embate acontecerá na próxima sexta-feira (07), às 16h15.
Outros dois duelos antecederam o revés brasileiro: abrindo o dia, as russas se recuperaram e venceram Camarões por 3 sets a 0 (25-15, 25-17 e 25-13) e posteriormente a Itália bateu a China, representada por uma seleção B, em sets diretos e parciais de 25-20, 25-13 e 25-13.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.