Topo

Saída de Rede

Brasil ganha o tri na Copa do Mundo e fecha temporada de seleções em alta

Janaína Faustino

14/10/2019 09h43

Seleção levou o tri na Copa do Mundo com 10 vitórias em 10 jogos (Fotos: Divulgação/FIVB)

O torcedor brasileiro pode soltar o grito de campeão. A seleção masculina de vôlei encerrou a temporada com o tricampeonato da Copa do Mundo do Japão. Após as conquistas de 2003 e 2007, a equipe verde e amarela faturou, na manhã desta segunda-feira (14), o caneco com uma rodada de antecedência ao superar o valente time da casa na cidade de Hiroshima por 3 sets a 1, com parciais de 17-25, 26-24, 14-25 e 25-27.

E, assim como em 2003, quando ainda tinha a extraordinária geração que se sagraria campeã olímpica um ano depois, em Atenas, o Brasil ganhou o título em terras japonesas de maneira invicta. Com uma campanha excepcional, alcançou 10 vitórias em 10 partidas, somando 29 pontos. Neste percurso, passou por outros favoritos, como Estados Unidos e Polônia.

Para atingir tal feito, a equipe se valeu, mais uma vez, da regularidade do oposto Alan, o maior protagonista do Brasil não apenas na competição como em toda a temporada 2019 de seleções, e do consagrado ponta naturalizado brasileiro Leal, que fez sua estreia com a camisa amarela neste ano.

Alan não sentiu o peso por substituir o campeão olímpico Wallace e voltou a se sobressair neste confronto contra o Japão, anotando 16 pontos. Já Leal foi o maior pontuador com 24 acertos. Lucarelli, que fez uma competição primorosa exercendo uma função muito mais tática, no fundo de quadra e no saque do que propriamente no ataque, saiu com 13.

Conheça o nosso programa de financiamento e concorra a prêmios

Com velocidade e a habitual eficiência no sistema defensivo, o time japonês, em sua melhor campanha na Copa do Mundo desde 1977, tentou manter o equilíbrio na partida contra os atuais campeões olímpicos. O Brasil, contudo, respondeu na mesma moeda: com ótimas coberturas na defesa e serenidade na virada de bola. Assim, sem muito esforço, o time de Renan Dal Zotto largou na frente na primeira parcial.

Copa do Mundo serviu para afirmação do oposto Alan na seleção brasileira

Os donos da casa, entretanto, endureceram bastante o jogo a partir da etapa complementar. Pressionando a linha de passe verde e amarela com um saque mais forçado – o técnico Renan chegou a mandar Maurício Borges à quadra no lugar de Leal -, os asiáticos também irritaram os atacantes brasileiros com um show de defesas. O crescimento no sideout (14 a 10 no set), especialmente do ponta Ishikawa e do ótimo oposto Nishida, também favoreceu o empate no duelo.

Sem se intimidar com o crescimento adversário no duelo, o Brasil abriu 8 a 1 rapidamente na terceira parcial, contando com uma excelente passagem de Lucarelli pelo saque. E foi através do serviço que a seleção sustentou com tranquilidade a enorme margem no placar que chegou a ser de 10 pontos (13 a 3). Assim, jogando com mais intensidade e paciência na construção das jogadas para concluir os pontos, o Brasil passeou no set.

O equilíbrio voltou a dar a tônica na parcial subsequente. Mais concentrada, a seleção japonesa seguiu testando a recepção brasileira, fazendo com que Renan apostasse novamente no passador Maurício Borges para executar o fundamento. Entretanto, os campeões olímpicos souberam administrar a ansiedade e, valorizando o padrão tático e a virada de bola, conseguiram fechar a partida em 3 a 1. Com isso, o Brasil encara a Itália nesta terça-feira (15), a partir das 3h, já com o ouro garantido.

Festa brasileira em Hiroshima

Mais do que a conquista da taça, no entanto, a torcida verde e amarela pode festejar o crescimento do Brasil às vésperas da Olimpíada de Tóquio. Não há como negar o progresso tático e coletivo da equipe sob o comando de Renan, que abocanhou o seu segundo título intercontinental com o Brasil – o primeiro foi a Copa dos Campeões de 2017.

Na Liga das Nações, competição que abriu a temporada, os brasileiros amargaram a quarta posição pelo segundo ano consecutivo e tiveram um desempenho irregular, sofrendo muito principalmente com o saque balanceado e a baixa produtividade do bloqueio.

A mesma inconstância apareceu no Pré-Olímpico de agosto – torneio em que o Brasil se viu em apuros e teve que arrancar, na marra, a vaga para os Jogos de Tóquio, suando para vencer a Bulgária em uma virada inesquecível dentro da casa do rival – e no Campeonato Sul-Americano, competição onde a seleção, com alguns titulares, quase perdeu a hegemonia local e só conseguiu bater a desfalcada Argentina de Marcelo Mendez no tie-break em outro duelo que certamente já entrou para os anais do vôlei.

É verdade que a linha de passe, formada nesta Copa do Mundo por Leal, Lucarelli e Thales, voltou a oscilar na recepção do saque flutuante – quem assistiu à partida do Brasil contra a Polônia teve a exata noção disso. Contudo, o período de treinamentos em Saquarema surtiu o efeito esperado e o time demonstrou uma evolução expressiva no fundamento.

Sob este aspecto, deve-se apontar a melhora do líbero Thales, jogador que foi justamente criticado pela inconsistência em quase toda a temporada. Nesta Copa do Japão, o atleta mostrou personalidade ao saber absorver as críticas, dando a resposta em quadra com uma performance que deu mais segurança e estabilidade ao conjunto brasileiro.

Deste modo, diferentemente da seleção feminina, que terminou a temporada fora do pódio e com inúmeros pontos de interrogação, a equipe de Renan mostrou estar, às vésperas da Olimpíada, com um conjunto mais azeitado e em um estágio mais avançado de preparação para defender o título no ano que vem em Tóquio.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede