Topo

Saída de Rede

Voleicast: o equilíbrio de forças da Superliga masculina 2019/2020

Carolina Canossa

05/11/2019 06h00

Campão paulista, EMS Taubaté Funvic é favorito ao bicampeonato na Superliga (Foto: Renato Antunes/Maxx Sports)

A versão masculina da mais importante competição de clubes do país começa no próximo sábado (9) com ingredientes que prometem torná-la ainda mais interessante para o fã de vôlei. Como uma Superliga pré-olímpica, o campeonato certamente será decisivo tanto para jogadores quanto para a comissão técnica da seleção brasileira para definição dos nomes que representarão o país na busca pelo tetra nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

Além disso, pela primeira vez nos últimos oito anos, a Superliga 2019/2020 aponta para uma nova composição de forças no cenário nacional, já que o hexacampeão Sada Cruzeiro não desponta mais como "O" grande favorito ao título da competição. Ao contrário, percebe-se um distanciamento técnico cada vez menor entre o time mineiro e os rivais. Procurando se reestruturar com a chegada de novos atletas para retomar a supremacia perdida, a Raposa terá que lidar com o favoritismo do EMS Taubaté Funvic, equipe do interior paulista que venceu o torneio na temporada passada, está mais entrosada e chega em plenas condições de conquistar o bi.

Ouça mais:

Episódio 11 – Bernardinho e Zé Roberto não são amigos. E daí?

Episódio 10 – Campeão da Copa do Mundo, Renan brilha no comando da seleção masculina


O equilíbrio de forças da competição é o tema do bate-papo entre as jornalistas Carolina Canossa e Janaina Faustino na 12a edição do Voleicast, o podcast de vôlei do Saída de Rede. No episódio, falamos também sobre as chances de Sesi-SP, vice-campeão da última temporada, e de Sesc-RJ, times que também desfrutam de grande investimento. E não deixamos de destacar as equipes que, embora com aporte financeiro menor, têm potencial para complicar a vida dos "grandes" na competição, caso do Vôlei Renata e do Fiat/Minas. A heroica vitória do São Paulo Barueri sobre o Sesi Bauru, na semifinal feminina do Campeonato Paulista, também é abordada, assim como o atropelo do Dentil/Praia Clube sobre o Itambé/Minas na Supercopa feminina.

É só apertar o play abaixo:

Também é possível ouvir o Voleicast no seu celular através dos principais agregadores de podcasts, caso do SpotifyGoogle Podcasts, Podcasts da AppleBreaker e PocketCasts.

Cruzeiro trouxe Gord Perry, capitão da seleção canadense, para tentar recuperar hegemonia no cenário internacional (Foto: Agência i7)

E você, concorda com as jornalistas? Na sua opinião, qual é o grande favorito ao título da 26a edição da Superliga? Diga o que acha através da caixa de comentários abaixo, na nossa fanpage no Facebook, no nosso Twitter, no nosso Instagram ou pelo e-mail saidaderede@uol.com.br. Você também pode aproveitar esses contatos para dar sugestões, fazer críticas ou até mesmo elogiar o Voleicast.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede