Brasil se impõe sobre os russos e conquista o bronze no Mundial Sub-21
Após ter sido duramente derrotada pelo Irã na semifinal da 20ª edição do Campeonato Mundial Sub-21, mantendo um hiato de dez anos sem título na competição, a seleção masculina se recuperou emocionalmente e garantiu um lugar no pódio na manhã deste sábado (27).
Na cidade de Manama (Bahrein), o time de Giovane Gávio bateu a Rússia em sets diretos na disputa pelo bronze, com parciais de 21-25, 25-27 e 12-25. Assim, o Brasil retornou ao pódio em Mundiais nesta categoria depois de seis anos. A última conquista havia sido a medalha de prata na Turquia em 2013.
O selecionado nacional já havia superado o representante do Leste Europeu – terceiro colocado no Mundial de 2017 – de virada na segunda fase do campeonato por 3 a 1 (21-25, 25-22, 25-20 e 25-22), apostando na força do saque para desestabilizar a frágil linha de passe europeia, na boa marcação de bloqueio e na eficiência dos contra-ataques.
Leia mais:
– Seleção masculina vê no Pan chance de "preparar o futuro do voleibol"
– Seleção feminina é eliminada do Mundial Sub-20
– Seleções de base buscam resgatar hegemonia nos Campeonatos Mundiais
Para conseguir o segundo triunfo, os comandados de Giovane repetiram a estratégia e contaram também com o excesso de erros dos europeus, que deram 10 pontos aos brasileiros somente na primeira parcial (22 ao total contra 15). O bloqueio também desequilibrou a partida a favor do Brasil especialmente no último set – foram 10 pontos anotados neste fundamento contra 4 dos russos.
Depois de uma segunda parcial em que esteve a maior parte do tempo em desvantagem no placar, se impondo na reta final, a seleção pouco foi incomodada no set derradeiro, quando chegou a abrir 20 a 11 sobre os adversários. Os maiores destaques brasileiros foram o central Guilherme Voss, com 13 pontos marcados – 7 somente de bloqueio –, e os ponteiros Angellus da Silva e Victor Birigui com 11 acertos cada.
Esta foi a quarta medalha de bronze do time verde e amarelo na história do Campeonato Mundial na categoria Sub-21 – o país havia terminado na terceira posição nas edições de 1977, 1989 e 1999. A seleção ainda possui quatro ouros e seis pratas, sendo a segunda maior vencedora do torneio atrás apenas da própria Rússia, que soma dez ouros incluindo as conquistas como União Soviética. Além disso, o pódio nesta edição já foi importante para deixar para trás a triste marca de 2017, quando o Brasil saiu zerado dos Mundiais em todas as categorias.
E em um confronto bastante equilibrado na tarde deste sábado, o Irã levou o ouro na competição ao vencer a Itália por 3 sets a 2, parciais de 25-17, 17-25, 23-25, 25-22 e 12-15. Vale lembrar que os asiáticos já são campeões mundiais na categoria Sub-19.
*Atualizado às 15h33
Ouça o Voleicast, o podcast de vôlei do Saída de Rede
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.