Topo

Saída de Rede

Em duelo de "mistões", brasileiros mostram consistência antes da semifinal

Carolina Canossa

28/09/2018 13h48

Seleção brasileira masculina dominou a maior parte do jogo (Foto: Divulgação/FIVB)


Classificados por antecipação
para a semifinal do Campeonato Mundial de vôlei, Brasil e Estados Unidos preferiram poupar seus principais jogadores na busca pela primeira colocação do grupo I da fase final da colocação. E, banco por banco, quem se deu melhor foram os atuais campeões olímpicos, que asseguraram a vitória com um placar de 3 sets a 0, parciais de 25-20, 25-18 e 25-19.

Nem mesmo o técnico Renan Dal Zotto, suspenso por conduta inapropriada, esteve à beira da quadra nesta sexta-feira (28). A ausência do titular, porém, foi pouco sentida, já que o grupo verde-amarelo esteve bem comandado pelo assistente Marcelo Fronckowiak, que escalou a equipe com William, Evandro, Douglas Souza, Kadu, Éder, Maurício Souza e Thales. Ao longo do duelo, Lucas Lóh, Maique, Isac, Bruno e Wallace ganharam oportunidades.

Até então invictos, os americanos optaram pela mesma formação que havia batido o Irã no fim da segunda fase, com Kawika Shoji, Patch, Jendryk, McDonnell, Langlois, Averill e Watten. Os comandados de John Speraw, porém, sofreram com o ótimo saque brasileiro e o entrosamento da dupla William e Evandro – não por acaso, o oposto foi o destaque individual do jogo, com 19 pontos.

Exceção feita a alguns momentos nas retas finais dos dois últimos sets, quando se desconcentraram, os brasileiros dominaram o jogo, numa demonstração de consistência. Resta agora saber quais daqueles que estiveram mais tempo em quadra contra os EUA ganharão uma nova oportunidade na semifinal. William e Maique são dois dos que merecem tal chance por tudo o que vêm apresentando na competição.

LUTA POR UMA VAGA NA DECISÃO

Na segunda partida do dia, bastou à Polônia vencer o primeiro set contra a Itália por 25-14 para assegurar a primeira colocação do grupo J e eliminar os donos da casa. Sendo assim, o Brasil vai encarar a Sérvia na semifinal, a partir do meio-dia (horário de Brasília), enquanto a outra vaga na decisão ficará entre poloneses e americanos, que jogam às 16h15.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

*Atualizada às 17h00

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede