Topo

Saída de Rede

Suspenso, Renan não estará no banco do Brasil contra os EUA

Carolina Canossa

27/09/2018 12h29

FIVB diz que câmeras extras flagraram Renan deliberadamente jogando uma bola em quadra para enganar o árbitro (Foto: Divulgação/FIVB)

A seleção brasileira masculina de vôlei ganhou um desfalque de última hora para o duelo contra os Estados Unidos, nesta sexta-feira (28), pela terceira fase do Mundial da modalidade: através de comunicado oficial, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou que o técnico Renan Dal Zotto foi suspenso por "conduta inapropriada" na virada contra a Rússia.

O lance que resultou na punição ocorreu quando o Brasil vencia por 14 a 11 no tie-break: durante a jogada, uma bola aparece rolando na quadra verde-amarela. A FIVB alega que Renan a soltou deliberadamente para enganar o árbitro e prejudicar o ataque russo, que mesmo assim terminou com sucesso, salvando o segundo match point da partida.

Confira o lance abaixo (a partir de 2h35min00s):

A entidade que rege o vôlei no mundo ainda ressaltou que, se a conduta de Renan for questionada novamente, haverá uma punição mais severa.

Nem a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e nem Renan falaram sobre o assunto até a publicação deste texto.

Após a bela virada contra a Rússia, o Brasil volta à quadra nesta sexta, ao meio-dia (horário de Brasília), para encarar os EUA já classificada para a semifinal. Como a seleção norte-americana venceu a Rússia por 3 sets a 0, as equipes definirão apenas quem sairá em primeiro e em segundo lugar no grupo I.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede