Topo

Saída de Rede

Sada Cruzeiro bate Sesi e larga na frente na decisão da Superliga

Sidrônio Henrique

28/04/2018 18h30

Com 21, Leal foi o maior pontuador, ao lado do colega de time Evandro (fotos: Gaspar Nóbrega/Inovafoto/CBV)

O Sada Cruzeiro largou na frente na decisão da Superliga 2017/2018. Em busca do sexto título na competição, a equipe mineira foi a São Paulo e venceu o time local, o Sesi-SP, por 3-2 (25-23, 25-27, 26-24, 22-25, 15-12) na primeira partida da final, na tarde deste sábado (28).

A Superliga masculina será decidida no dia 6 de maio (domingo), no ginásio Mineirinho, em Belo Horizonte, às 9h10, com transmissão da TV Globo e do SporTV. Caso o Sesi vença o jogo, o campeonato será definido no super set, parcial extra de 25 pontos. A equipe paulista tenta sua segunda conquista na competição.

Siga @saidaderede no Twitter
Curta o Saída de Rede no Facebook

Os dois finalistas já se enfrentaram três vezes na decisão da Superliga. Vitória do Sesi na temporada 2010/2011 e duas do Sada em 2013/2014 e 2014/2015.

Foi o quarto triunfo mineiro sobre o Sesi na temporada. O Sada Cruzeiro havia vencido por 3-1 e 3-0 no turno e returno, e 3-2 na final da Copa Brasil.

O levantador argentino Nicolas Uriarte foi o melhor jogador da partida

O jogo
A partida foi marcada pelo equilíbrio, com muitas oscilações dos dois lados. O saque foi o principal termômetro do jogo, que teve o levantador do Cruzeiro, o argentino Nicolas Uriarte, como o melhor em quadra. Mesmo quando o Sesi alterava sua tática no serviço, o que quase sempre complicou a linha de passe do time mineiro, Uriarte conseguia manter uma boa distribuição, com eventuais falhas, mas sem comprometer o ritmo em um confronto tão longo. Pelo Sesi, o ponta Lipe foi o mais regular no ataque de bolas altas, mas errou bastante no saque, com sete bolas para fora ou na rede.

O ponta Yoandy Leal e o oposto Evandro, do Sada Cruzeiro, foram os maiores pontuadores da partida, com 21 cada. No ataque, especificamente, os dois marcaram 18 pontos, mas Leal teve aproveitamento ligeiramente superior: 50% ante 46% de Evandro. Um detalhe curioso: o levantador Uriarte terminou o jogo com sete pontos, sendo três de ataque (um deles o lance mais bonito da partida), três de bloqueio e um ace.

O maior pontuador do Sesi foi Lipe, com 16, sendo 15 no ataque (43% de aproveitamento). O central Lucão foi importante no bloqueio, com seis pontos no fundamento e várias bolas amortecidas (número não informado na estatística), mas teve rendimento inferior ao habitual no ataque, virando oito em 18 tentativas (44%).

O ponta Lipe foi o mais regular no ataque de bolas altas no Sesi

Prévia
Para quem se acostumou a ver o Sada Cruzeiro nadar de braçadas no voleibol brasileiro nos últimos anos, a atual temporada ofereceu a perspectiva de que tamanho domínio finalmente pudesse ter um fim. Na série semifinal, a equipe chegou a estar perdendo a série melhor de cinco por 2 a 0 diante do EMS Taubaté Funvic, mas reagiu, de forma extraordinária, e chegou a mais uma final na Superliga.

O Sesi, que começou esta edição sem chamar a atenção, cresceu a partir dos playoffs. Na semifinal, demonstrou consistência para superar o Sesc-RJ em três jogos seguidos.

A partida deste sábado foi decidida nos detalhes, mostrando dois times parelhos. No tie break, por exemplo, o Sada chegou a abrir 8-4, viu o Sesi virar em 9-8, mas a partir dali o lado mineiro teve melhor rendimento na relação saque-bloqueio-defesa.

Sada comemora mais um ponto: Leal enfrentou julgamento na véspera

Julgamento de Leal
Na véspera do jogo, o ponta Yoandy Leal foi julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do Voleibol, no Rio de Janeiro, acusado pelo EMS Taubaté Funvic de fazer gestos obscenos durante a quarta partida da série semifinal. O jogador, que esteve no Rio para o julgamento, foi absolvido, mas o imbróglio causou apreensão na sua equipe.

RedeTV volta a cortar transmissão
Algumas falhas no ginásio do Ibirapuera mancharam a primeira partida da final, como o apagão no placar na primeira metade da parcial decisiva. Mas a nota realmente negativa vai para a RedeTV, que interrompeu a transmissão do jogo no meio do tie break. Um problema recorrente ao longo do torneio e que se repetiu na decisão. Vergonhoso. Quem não é assinante do SporTV ficou sem assistir o final do confronto.

O público no ginásio do Ibirapuera foi de 10 mil pessoas, segundo a assessoria de imprensa do Sesi. A capacidade do local é de 10,2 mil. Aproximadamente 300 torcedores vieram de Belo Horizonte numa caravana organizada pelo Sada Cruzeiro, informou a assessoria do clube mineiro.

Colaborou Vanessa Kiyan

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede