Topo

Saída de Rede

Leal vai a julgamento e pode ficar fora da final da Superliga

Sidrônio Henrique

24/04/2018 23h00

Principal atacante de bolas altas do Cruzeiro corre risco de não jogar a decisão (foto: Divulgação/Sada Cruzeiro)

A polêmica envolvendo o ponta Yoandy Leal, do Sada Cruzeiro, na quarta partida da série melhor de cinco da semifinal da Superliga masculina 2017/2018 pode custar caro ao atleta e ao seu clube. Nesta sexta-feira (27), Leal vai a julgamento, às 13h30, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do Voleibol, no Rio de Janeiro, acusado pelo EMS Taubaté Funvic de fazer gestos obscenos. Se for condenado, pode ficar de fora dos dois ou pelo menos de um jogo da final da Superliga, contra o Sesi-SP. A decisão do torneio começa neste sábado (28).

Siga @saidaderede no Twitter
Curta o Saída de Rede no Facebook

A denúncia foi acatada pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), com base na súmula da partida, realizada no dia 17 de abril e que terminou com a vitória do visitante Sada Cruzeiro sobre o EMS Taubaté Funvic por 3-0, empatando a série em 2 a 2 – o time mineiro venceria o quinto jogo em Contagem (MG) e avançaria à final.

Leal, aqui em outro momento, fez esse gesto durante a polêmica partida contra o Taubaté. Adversários dizem que ele mostrou também o dedo médio (Divulgação/Sada Cruzeiro)

Acusação
Atletas e comissão técnica do Taubaté acusaram Leal de fazer gestos obscenos. Não foram apresentadas, pelo menos ao público, imagens que corroborem tal versão. O Sada Cruzeiro disse que seu atleta fez um gesto apenas em alusão a vitória por 3-0 – sinal que havia realizado antes, em outras ocasiões. A acusação do Taubaté foi registrada na súmula pelo delegado da partida, Luiz Marques Salvajoli, que anotou também a tentativa de agressão sofrida por Leal, atacado por torcedores do time local na saída para o vestiário.

A CBV encaminhou ao STJD do vôlei o relatório do delegado e os vídeos disponíveis. O Tribunal decide se arquiva a denúncia ou se leva a julgamento. No caso, a opção foi a segunda. Leal foi denunciado com base no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata sobre conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva. Se condenado, a pena é de suspensão de uma a seis partidas.

Por causa do julgamento, ele não participará do treino de sexta-feira, véspera da primeira partida contra o Sesi, que será realizada no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, às 15h (com SporTV e RedeTV). A segunda e decisiva, com golden set (parcial extra, de 25 pontos), se necessário, será disputada em Belo Horizonte, no Mineirinho, no domingo (6), às 9h10 (com Globo e SporTV).

A equipe do Sada Cruzeiro chega a São Paulo nesta quinta-feira (26), data em que faz seu primeiro treino no Ibirapuera. Leal viaja na manhã de sexta-feira para o Rio de Janeiro, onde será julgado.

Sada venceu cinco das seis últimas edições da Superliga (Divulgação/Sada Cruzeiro)

As partes
O Saída de Rede procurou Leal, que por determinação do clube não comenta o caso. O Sada Cruzeiro informou que vai se manifestar, por meio de nota, na manhã desta quarta-feira (25). O blog também procurou a CBV, mas não obteve retorno.

Uma fonte disse ao blog que o EMS Taubaté Funvic também será julgado, nesse caso o clube, pela tentativa de agressão de um grupos de torcedores a Yoandy Leal.

Cubano naturalizado brasileiro, liberado pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) para defender a seleção do Brasil a partir do ano que vem, ele vive no país desde 2011 e está no Cruzeiro desde 2012. Principal atacante de bolas altas do time e um dos melhores do mundo, Leal, 29 anos, 2,02m, ajudou o Sada a conquistar, entre outros títulos, o tricampeonato mundial de clubes. O ponteiro está de partida para o Lube Civitanova, da Itália, cuja negociação você conferiu em primeira mão aqui no SdR.

Torcedores do Taubaté durante confusão após o término da partida (Reprodução/SporTV)

Desolação
Pessoas próximas ao jogador disseram que Leal está desolado com a possibilidade de não disputar a final da Superliga. Mesmo que seja absolvido, o imbróglio tem afetado o ambiente na equipe, contou uma fonte do time mineiro, que pediu anonimato.

O Sada Cruzeiro busca o sexto título da Superliga. Os dois finalistas já se enfrentaram três vezes na decisão da competição. Vitória do Sesi na temporada 2010/2011 e duas do Sada em 2013/2014 e 2014/2015. Nesta edição do torneio, duas vitórias mineiras, por 3-1 e 3-0, no turno e returno. O Sada também derrotou o rival paulista na final da Copa Brasil, por 3-2.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede