Topo

Saída de Rede

Em noite de despedidas, Sada consegue virada épica e vai à 8ª final seguida

Carolina Canossa

21/04/2018 00h19

Sada venceu cinco das seis últimas Superligas (Foto: Divulgação/Sada Cruzeiro)

O que parecia impossível aconteceu. Depois de perder os dois primeiros jogos da série melhor-de-cinco da semifinal da Superliga masculina de vôlei, o Sada Cruzeiro protagonizou uma virada incrível sobre a EMS Taubaté Funvic e atingiu a grande decisão da disputa pela oitava temporada consecutiva. O feito foi sacramentado na noite desta sexta-feira (20) com um 3 a 1 sobre os rivais paulistas: 16-25, 25-20, 25-18 e 25-20.

Na decisão, os vencedores de cinco das últimas temporadas do voleibol nacional vão encarar o Sesi. Trata-se de um encontro clássico, que já definiu três Superligas, com duas vitórias para os mineiros (2013/2014 e 2014/2015) e uma para o time paulistano (2010/2011). A taça será definida em dois jogos, em São Paulo no dia 29 de abril e em Minas Gerais no dia 6 de maio. Em caso de uma vitória para cada lado, o campeão será o vencedor de um set extra de 25 pontos disputado imediatamente após a segunda partida.

Semi da Superliga termina em confusão entre jogadores e torcida

Foco, ajustes e torcida: as armas do Praia para virar a final da Superliga feminina contra o Sesc

Para alcançar mais uma classificação, o Sada contou, além do saque, com o ótimo desempenho da dupla Nico Uriarte e Isac. Sentindo a boa noite do central, o levantador não hesitou em armar jogadas com ele, nem que pra isso precisasse eventualmente forçar um pouco. Resultado: incríveis 87% de aproveitamento do meio-de-rede, que virou 13 dos 15 ataques que recebeu, além de fazer um ponto de bloqueio. Foi eleito o melhor em quadra pelo público que acompanhava a partida.

"O que temos a tirar é a força do Cruzeiro. Colocamos a cabeça no lugar e mostramos que nada está perdido. Vimos onde estavam os erros, o sque fez a diferença e essa é uma das nossas armas. Agora, é baixar a adrenalina e pensar na final", comentou Isac em entrevista ao SporTv logo após a partida.

Destaque-se ainda o paredão formado pelos cubanos Leal e Simón, que somaram cinco pontos cada somente no fundamento. Eficientes também no ataque, ambos foram fundamentais para compensar uma atuação apagada do oposto Evandro, que conseguiu apenas seis pontos, mesmo número de Uriarte, cujo saque incomodou demais os rivais e gerou quatro aces para o time da casa. Do outro lado da quadra, quem melhor atuou foi o também oposto Wallace, mas por ironia do destino foi justamente um erro dele, ex-astro do Cruzeiro, que finalizou a série.

Campeão olímpico e tri mundial com a seleção, Dante se despediu do vôlei com a derrota de Taubaté na semi (Foto: Rafinha Oliveira / EMS Taubaté Funvic)

DESPEDIDAS DE DANTE E LEAL

O duelo também marcou duas despedidas: a do ponteiro Dante do voleibol e a do ponteiro Leal do ginásio do Riacho, em Contagem (MG).

"Chegou o meu momento. Queria agradecer todo mundo por onde joguei, que me deu suporte. Obrigado, principalmente para minha família e os meus pais", comentou o campeão olímpico, que, a despeito dos 37 anos, fez uma excelente temporada em Taubaté. "O corpo já está pedindo. Ficam todas as conquistas, mas também as derrotas, que é onde você cresce. Me lembro de sair de Itumbiara para ir a Goiânia, parece que foi ontem e agora estou aqui me despedindo", emocionou-se o atleta, que agora pretende se dedicar a projetos sociais.

Naturalizado brasileiro, o cubano Leal também anunciou a sua saída do Sada, onde atua desde 2012, com direito a discurso no centro da quadra (o ginásio não poderá ser usado na final por não ter o mínimo de 5 mil lugares exigidos pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). Ele aceitou proposta do Civitanova e vai atuar na Itália na próxima temporada – o interesse do clube foi divulgado com exclusividade pelo SdR ainda em fevereiro.

"É o meu último jogo aqui e a torcida merecia que eu falasse, eles merecem a minha sinceridade", comentou o atacante, que poderá defender a seleção brasileira a partir do ano que vem. "Mas ainda faltam dois jogos e eu quero ser campeão", avisou.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede