Topo

Saída de Rede

Bernardinho: “Ganhar duas partidas decisivas do Praia é tarefa complicada”

Sidrônio Henrique

21/04/2018 11h00

Bernardinho: "O Praia é favorito, tem um time mais alto, mais forte" (foto: Marcos de Paula/Sesc-RJ)

O Sesc-RJ está perto do 13º título na Superliga. Na primeira partida da final da temporada 2017/2018, disputada no Rio, o time carioca fez 3-1 sobre o Dentil/Praia Clube e agora a competição termina em Uberlândia. "Ganhar duas partidas decisivas seguidas do Praia é uma tarefa complicada", afirmou o técnico Bernardinho, do Sesc-RJ.

Siga @saidaderede no Twitter
Curta o Saída de Rede no Facebook

A decisão será neste domingo (22), a partir das 9h10. O Praia Clube, vice-campeão da Superliga 2015/2016, perdendo justamente para o Sesc (na época Rexona Ades), tenta seu primeiro título nacional. Já a equipe comandada por Bernardo Rezende subiu 12 vezes ao lugar mais alto do pódio no torneio – disputa a 14ª final consecutiva, de um total de 17. Caso o time mineiro vença o jogo, o campeão será definido no golden set – parcial extra, de 25 pontos.

Sistema defensivo do time carioca foi elogiado por seu treinador (Marcos de Paula/Sesc-RJ)

Favoritismo
"O Praia é favorito, tem um time mais alto, mais forte. Jogando em Uberlândia, elas vão colocar muito mais pressão, certamente vão sacar melhor do que no domingo passado. No Rio, algumas jogadoras importantes delas caíram de rendimento, mas devem se recuperar. Nas semifinais (contra o Vôlei Nestlé), perderam fora de casa, mas jogaram muito bem em Uberlândia", comentou Bernardinho, jogando o favoritismo para o adversário, como de praxe.

Numa avaliação do desempenho do Sesc na primeira partida, o treinador multicampeão elogiou o sistema defensivo, mas fez ressalvas ao side out. "Nosso sistema de bloqueio e defesa funcionou muito bem, fomos consistentes nesse aspecto. Nossa virada de bola nem foi tão eficiente, mas conseguimos nos manter na partida".

Bernardinho contou que, por causa do desgaste das atletas, reduziu a carga de treinos após o primeiro confronto. "Treinamos pouco esta semana porque algumas jogadoras sentiram muito cansaço depois da partida de domingo, então diminuímos o ritmo. Nós analisamos os melhores momentos do Praia e estamos trabalhando em cima dos pontos fortes delas, para minimizá-los. Não é que vamos anulá-los, não vamos conseguir fazer isso, mas tentar minimizar de alguma forma".

Drussyla: "É o último jogo da temporada, temos que dar tudo dentro de quadra" (Alaor Filho/Sesc-RJ)

Drussyla
Um dos principais nomes na vitória do Sesc no último domingo, a ponteira Drussyla espera uma partida mais difícil desta vez. "Elas vão nos estudar melhor, vão procurar nossos pontos fracos, focar nisso. Jogando em casa, torcida a favor, isso vai favorecer bastante ao Praia. Mas não podemos deixar que isso nos incomode durante a partida. É o último jogo da temporada, temos que dar tudo dentro de quadra".

Até aqui, na temporada, vantagem de 2 a 1 para o Sesc nos confrontos. Antes da primeira partida da final, uma vitória para cada lado. Jogando como visitante, o time mineiro conseguiu um contundente 3-0 no primeiro turno. O Praia levou o troco no returno, em casa, quando o Sesc marcou 3-2 – a equipe de Uberlândia estava sem a central Walewska, com uma inflamação no joelho, e a ponta Fernanda Garay foi pouco acionada, recuperando-se de uma lesão na panturrilha.

___________________________

Jogo 2 da final da Superliga 2017/2018 (com golden set, se necessário)
Dia 22 (domingo) – Dentil/Praia Clube vs. Sesc-RJ, às 9h10, no ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG) – TV Globo e SporTV

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede