Topo

Saída de Rede

Fabíola e Léia pedem dispensa da seleção; Jaque é convocada como líbero

Carolina Canossa

17/04/2018 20h44

Jaqueline sempre se destacou pela qualidade no passe (Foto: Divulgação/FIVB)

O dia foi agitado para a seleção brasileira feminina de vôlei, com o anúncio de três modificações em relação à convocação divulgada na última sexta-feira (13). Alegando questões pessoais, a levantadora Fabíola e a líbero Léia pediram dispensa da equipe, enquanto Jaqueline foi chamada para se integrar aos treinamentos.

De acordo com a CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), as liberações se referem apenas à primeira parte da temporada, com a disputa da Liga das Nações (torneio que substitui o Grand Prix) e da Copa Pan-americana. Para o Mundial, entre setembro e outubro, tanto Fabíola quanto Léia podem ser chamadas novamente.

Anteriormente, a ponteira Fernanda Garay também havia pedido para não defender mais a seleção, com a justificativa de que gostaria de curtir a família e tentar engravidar. O técnico José Roberto Guimarães, porém, a convenceu a considerar ao menos a possibilidade de jogar o Mundial, título que o Brasil ainda não tem.

Na ausência de Léia, Zé Roberto então optou por testar a ponteira Jaqueline como líbero – a mudança é semelhante a qual passou o marido da atleta, Murilo, que desde o fim do ano passado joga como especialista em defesa pelo Sesi, finalista da Superliga 17/18. Em 2017, o treinador já havia deslocado a também ponteira Gabi Guimarães, a Gabiru, para a posição, mas a atleta sofreu uma grave lesão no joelho ainda no primeiro turno da Superliga e praticamente não jogou esta temporada.

"Depois de tantos anos atuando como ponteira, o Zé Roberto me fez uma proposta desafiadora, inovadora e irrecusável: servir a seleção como líbero. Logo eu que sempre fui apaixonada por atacar. Agora terei que segurar os ataques das adversárias!", brincou Jaqueline, ao falar sobre o assunto em sua conta no Instagram. "Não tive como não dizer outra palavra a não ser SIM! SIM para o meu país e para a minha seleção que tanto amo. Vou dar meu sangue. E vou, literalmente, defender essa camisa que sou tão apaixonada", complementou.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede