Sem verba, Botafogo desiste do Campeonato Carioca e da Superliga
A Superliga masculina só começa no dia 9, mas os dirigentes do vôlei já possuem um enorme problema para resolver: sem verba para bancar a temporada inteira na elite, o Botafogo anunciou no fim da tarde desta quarta (30) sua desistência em disputar a competição.
A questão financeira no alvinegro carioca é tão grave que o time sequer entrará em quadra pela semifinal do Campeonato Carioca na noite desta quarta-feira, contra a equipe do Campos – o vencedor se classificaria para a grande decisão do Estadual contra o Sesc-RJ. Havia, até então, uma esperança no elenco de que o caso se resolvesse até o início da Superliga, por conta da possibilidade de um acordo com a Ambev via incentivos do governo, mas a situação é irreversível.
Equipe de enorme tradição nas quadras, com direito a títulos nacionais e revelação de nomes como Bebeto de Freitas, o Botafogo está salários do elenco atrasados desde julho. Entre os jogadores que haviam firmado um vínculo com o clube para esta temporada, estavam nomes importantes como o central Riad e o oposto Lorena, que foi fundamental para a conquista da Superliga B, em abril.
Sem patrocínio confirmado como o basquete, que conta com o apoio da empresa de telefonia Tim, o Botafogo já havia perdido atletas como o levantador Pedro Teles, o ponta Leozinho, o central Robinho e o ponteiro Hugo. Já a vaga na Superliga será herdada pelo 11o colocado na temporada passada, que seria o Caramuru, do Paraná, desde que a equipe esteja com todas as pendências financeiras quitadas.
Procurada na tarde desta quarta-feira pela reportagem, a CBV informou que não havia sido oficialmente notificada da desistência do Botafogo.
Confira a nota distribuída pelo Botafogo:
"O Botafogo de Futebol e Regatas comunica que não irá disputar o Campeonato Estadual Adulto de Voleibol e a Superliga – cuja participação estava condicionada à captação de recursos, que não foram obtidos. Em momento de racionalização financeira, o Clube tentou até o último instante reunir condições para viabilizar a equipe. Por conta da política de austeridade implementada, em que as modalidades dos esportes gerais com grandes investimentos devem se rentabilizar, o projeto precisou ser encerrado.
O Botafogo lamenta ter que tomar essa decisão e sabe do choque para atletas, comissão técnica e torcedores, mas entende que esse é o posicionamento necessário em virtude da situação financeira vivenciada atualmente. O Clube está se mobilizando para resolver os problemas existentes e entende que o projeto do voleibol alvinegro poderá ser reavaliado e retomado dentro de uma nova realidade, mas sempre condicionados à obtenção de recursos próprios"
*Colaborou Bernardo Gentile, do UOL Esporte, no Rio
*Atualizado às 17h18
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.