Aos 40, Francesca Piccinini anuncia aposentadoria do vôlei
Uma das principais jogadoras da história do voleibol italiano, a ponteira Francesca Piccinini anunciou que não vai mais atuar profissionalmente. Em janeiro de 2019, elas completou 40 anos, sendo 28 deles dedicados ao esporte.
"Vivi um sonho durante muitos anos, mas penso que chegou a hora de parar com essa vida maravilhosa e começar uma nova, viver outras emoções", comentou e jogadora, em entrevista à jornalista Silvia Toffanin, do Canal 5 italiano. "Foi uma decisão difícil de ser tomada, mas me sinto vencedora porque tenho 40 anos e há dois meses ganhei minha sétima Champions League (ela é a maior campeã da história da competição). Agradeço muito a este esporte que me formou a me ajudou a ser quem eu sou", destacou.
E mais:
– Ouça no nosso podcast: Seleção masculina sofre para conquistar o 32o título continental
– Ouça no Voleicast #6: Seleção feminina mantém hegemonia regional
Além dos mencionados títulos europeus, incluindo o recente com a equipe do Novara, Piccinini conquistou cinco Campeonatos Italianos e quatro Copa Itálias. No exterior, sua principal experiência foi justamente no Brasil, na temporada 1998/1999 pela equipe do Rexona (atual Sesc-RJ), que à época ainda era sediada em Curitiba (PR).
Em termos de seleções, Piccinini foi campeã mundial com a Itália em 2002, além de ter conquistado o título da Copa do Mundo de 2007 e da Copa dos Campeões de 2009, mesmo ano em que faturou o Europeu. Já para os próximos meses, o plano é trabalhar com categorias de base e cuidar da família, inclusive sendo mãe.
A entrevista completa de Piccinini, que também fez fama fora das quadras por conta de sua beleza e envolvimento com moda, será exibida na noite deste sábado (21). Além da italiana, nas últimas semanas, outra jogadora que marcou época no vôlei anunciou aposentadoria: a oposta polonesa Kasia Skowronska.
Veja abaixo algumas das melhores jogadas de Piccinini:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.