Seleção feminina vence a Colômbia e mantém supremacia sul-americana
A seleção brasileira feminina de vôlei fez o dever de casa e manteve a hegemonia na América do Sul. Na noite deste domingo (1º), a equipe se sagrou campeã pela 21ª vez (a 13ª consecutiva) do Campeonato Sul-Americano ao superar a equipe colombiana em sets diretos na cidade peruana de Cajamarca. As parciais foram de 22-25, 23-25 e 20-25. O Brasil obteve cinco vitórias em cinco jogos em toda a competição, perdendo apenas um set para a Argentina.
A decisão acabou ganhando ares de revanche para as duas equipes. Na última edição do torneio, em 2017, o Brasil ficou com o troféu ao derrotar as comandadas do técnico brasileiro Antonio Rizola em casa, na cidade de Cali, por 3 a 0. Já para o time de José Roberto Guimarães, o confronto representou uma chance de recuperação, uma vez que as seleções se encontraram nos Jogos Pan-Americanos de Lima, há cerca de duas semanas, e o septeto nacional levou a pior.
Leia mais:
– Giba tem nova prisão decretada, mas consegue habeas corpus preventivo
– Bernardinho busca consistência em "temporada de resgate" do Sesc-RJ
Com um grupo alternativo que incluía jovens jogadoras com pouca ou nenhuma experiência na equipe adulta, como as ponteiras Maira – que também atuou neste Sul-Americano – e Lana, entre outras, o Brasil foi batido naquela semifinal do Pan por 3 a 2, de virada (vale lembrar que logo em seguida as brasileiras foram superadas pelas argentinas na disputa do bronze e deixaram o Pan sem medalha). Apesar do revés por 3 a 1 para as dominicanas na final, as colombianas saíram da competição continental com uma medalha histórica e até então inédita para o país.
Desta vez, contudo, foi diferente. Com a volta das veteranas Sheilla e Fabiana, o time ainda contou com algumas atletas que foram convocadas, mas não estiveram presentes nas primeiras competições da temporada, entre elas as pontas Drussyla e Gabi Cândido. Assim, o treinador aproveitou o torneio para fazer alguns testes visando a Olimpíada de Tóquio do ano que vem. O Peru completou o pódio do torneio Sul-Americano ao bater a Argentina por 3 sets a 2 (25-19, 26-24, 17-25, 19-25, 16-14).
O próximo compromisso do Brasil será a Copa do Mundo, que ocorrerá entre os dias 14 e 29 de setembro no Japão. Embora não seja mais classificatória para a Olimpíada, a competição é importante por contar pontos para o ranking a partir do qual serão definidas as chaves dos Jogos de Tóquio no ano que vem.
Ouça o Voleicast, o podcast de vôlei do Saída de Rede
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.