Ataque desequilibra e seleção masculina vence o Egito no Pré-Olímpico
Depois de ter jogado para o gasto na partida de estreia no Pré-Olímpico contra Porto Rico, a seleção brasileira masculina de vôlei voltou, neste sábado (10), ao Palácio de Esportes e Cultura de Varna, na Bulgária, para encarar o Egito, segundo adversário da chave A neste quadrangular classificatório. E, mais aguerrida, a equipe de Renan Dal Zotto venceu os africanos com tranquilidade por 3 sets a 0 (25-12, 25-19 e 25-14).
Para este segundo desafio, Renan escalou o levantador Bruno, os ponteiros Leal e Maurício Borges, os centrais Lucão e Flávio, o oposto Wallace e o líbero Thales.
Com uma postura bem diferente daquela apresentada diante dos porto-riquenhos, os brasileiros iniciaram o jogo em ritmo bastante acelerado. Afiado no bloqueio, na defesa e pressionando o rival no saque, a seleção não deixou o time egípcio respirar. Vale ressaltar ainda a superioridade brasileira no ataque e nos contra-ataques.
Com uma linha de passe um pouco mais estabilizada e o bloqueio atento, a equipe africana ensaiou uma reação na primeira metade do segundo set. Assim como o brasileiro Bruno, que fez uma distribuição equilibrada entre as extremidades e o meio na parcial preliminar, o armador Abdalla também passou a acionar todos os seus atacantes, dificultando a leitura do bloqueio verde-amarelo.
Com uma boa passagem no serviço, já na reta final do set, os egípcios também tentaram empatar o cotejo. Entretanto, os brasileiros retomaram a agressividade no saque, quebrando a recepção do oponente, e mantiveram a supremacia na virada de bola e nos contra-ataques, tolhendo o crescimento africano.
O selecionado nacional não deixou cair o ritmo na terceira parcial. Renan aproveitou a oportunidade para fazer a inversão 5-1 e também apostou novamente em Douglas para a entrada no lugar de Maurício Borges. E, sustentando a eficiência no saque, no sideout (ao total, foram 46 pontos de ataque contra apenas 21 dos adversários) e principalmente no sistema defensivo, os atuais campeões olímpicos deslancharam e não deram qualquer chance ao rival. Os maiores pontuadores brasileiros foram Leal e Maurício Borges com 13 e 12 acertos, respectivamente.
Confira mais:
– Renan usa exemplo do feminino para evitar surpresas no Pré-Olímpico
– Ouça o Voleicast, o podcast de vôlei do Saída de Rede
O ponta Leal, maior pontuador do confronto, comentou seu desempenho. "Estou feliz. O jogo é jogado. Me sinto muito bem no ataque e no saque. Acho que foi uma boa partida e agora precisamos descansar porque amanhã vai ser forte", afirmou o jogador. Sobre vestir a camisa verde-amarela, o atleta naturalizado brasileiro agradeceu o apoio da torcida. "Estou muito feliz por fazer parte da seleção. Em cada jogo e treino eu dou 100%. E pretendo estar desta forma amanhã para conseguirmos a classificação", complementou.
Em relação ao duelo decisivo contra a Bulgária, o armador Bruno salientou a importância de a equipe manter o padrão de jogo. "É uma final, né? Um jogo que pode nos colocar em Tóquio. Acho que eles têm um bom time. Precisamos limitar o [oposto] Sokolov, que é o jogador mais importante. A gente sabe que não vai conseguir tirá-lo do jogo porque ele é realmente muito bom. Mas precisamos limitá-lo, tocar em bolas, bloquear. Acredito que se conseguirmos jogar o nosso jogo e segurar bem o passe, vamos ter boas chances de vitória amanhã", observou.
O passador Maurício Borges, destaque da equipe na recepção e no ataque, também falou sobre suas expectativas para o cotejo contra os europeus. "Espero que a gente dê o máximo. Acho que vai ser um grande espetáculo. Jogar aqui dentro desse ginásio não é fácil. Mas deixar tudo dentro de quadra é o mais importante para nós. Temos que focar naquilo que precisamos fazer para defender e rodar", concluiu.
A seleção brasileira encara os donos da casa neste domingo (11) às 14h30 no duelo que decidirá a vaga olímpica. A partida terá transmissão do SporTV2.
*Entrevistas concedidas a Euclides Bomfim Neto
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.