Topo

Saída de Rede

Com jovens, Brasil aproveita de erros rivais e vence na estreia do Pan

Carolina Canossa

07/08/2019 16h33

Central Mara e levantadora Macris são as líderes da seleção do Pan (Foto: Divulgação/FIVB)

De um lado, um Brasil com jovens atletas que acumulavam poucas horas de treino em conjunto. Do outro, uma equipe de Porto Rico mais entrosada e que, inclusive, veio à Lima com a mesma equipe que jogou o Pré-Olímpico da semana passada. Era natural esperar dificuldades do plantel comandado pelo técnico José Roberto Guimarães na estreia dos Jogos Pan-americanos de Lima, na tarde desta quarta-feira (7), mas não foi isso o que aconteceu: com parciais de 25-16, 25-16 e 25-15, as brasileiras venceram sua primeira partida na competição continental com tranquilidade.

Liderados pela levantadora Macris e pela central Mara, que foram peças importantes tanto na campanha que terminou com o segundo lugar na Liga das Nações como na classificação no Pré-Olímpico em Uberlândia, a seleção feminina teve também como titulares a oposta Lorenne, as ponteiras Maíra e Lana, a central Lara e a líbero Natinha – todos nomes cujo foco não está em Tóquio 2020, mas em Paris 2024. E, a despeito da falta de entrosamento, elas fizeram uma partida consistente, exceção feita a momentos pontuais, como o começo do jogo e o meio do segundo set.

Ouça o Voleicast, podcast do Saída de Rede

Zé Roberto diz que Tóquio será a última Olimpíada de sua carreira

É verdade que elas também contaram com a "colaboração" das adversárias, que, a exemplo do que ocorreu no Pré-Olímpico da semana passada, erraram em excesso e mostraram um sistema de recepção frágil – mérito aqui também da boa estratégia de saque verde-amarela. Individualmente falando, os melhores números de ataque ficaram com Lorenne, que marcou 13 pontos.

Em busca de seu quinto ouro na história dos Jogos Pan-americanos, a seleção brasileira de vôlei feminino volta à quadra nesta quinta (8), às 15 horas (de Brasília), para encarar a Argentina. O time encerra sua participação na primeira fase na sexta (9), no mesmo horário, contra os Estados Unidos.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede