Mais regular, seleção feminina bate equipe belga na Liga das Nações
Ocupando temporariamente a primeira posição na tabela da Liga das Nações, a seleção feminina de vôlei, já classificada para o Final Six da competição, entrou em quadra nesta quarta-feira (19), em Ankara, na Turquia, para encarar o valente time belga em seu penúltimo compromisso na etapa que encerra esta fase preliminar.
E, ainda sonhando com um lugar na fase decisiva do torneio, as europeias entraram para o tudo ou nada contra as brasileiras. Para que pudesse seguir viva, era fundamental que a Bélgica, então 8ª colocada, vencesse o Brasil e torcesse por uma improvável combinação de resultados. Contudo, o time de José Roberto Guimarães eliminou o adversário, conquistando a 11ª vitória no campeonato por 3 sets a 0, com parciais de 23-25, 15-25 e 18-25.
O técnico Zé Roberto iniciou o duelo com o time que vem atuando como titular na Liga das Nações. E, em um começo equilibrado com bastante alternância no placar, a seleção brasileira sofreu com o saque bem direcionado da equipe rival, cometendo erros na recepção especialmente com a líbero Léia e a ponteira Natália.
Além disso, o time também apresentou algumas falhas nas coberturas do ataque adversário. Por outro lado, o bloqueio realizou uma boa leitura da distribuição da levantadora Van De Vyver, amortecendo bolas importantes. Entretanto, foi através do saque, fundamento no qual vinha oscilando, que o Brasil buscou a reação, pressionando a instável linha de passe belga no lance derradeiro da parcial (um ace da ponteira Amanda).
Impondo seu ritmo de forma mais regular, a seleção brasileira conseguiu vencer o segundo e o terceiro sets com ampla vantagem, investindo na agressividade do saque e na efetividade do sideout (somente no ataque, a segunda parcial ficou em 17 a 10 a favor do Brasil). Destaque para a oposta Paula Borgo e a ponteira Gabi, que terminaram a partida com 14 e 13 pontos, respectivamente.
Leia mais:
– Bruno, sobre a seleção brasileira: "O time tem muito a crescer ainda"
– Leal: "Chegou o momento de mostrar a que vim"
– Zé Roberto: "Se pudesse, não jogaria a Liga das Nações"
Vale apontar ainda a eficiência das brasileiras no fundo de quadra, sobretudo com a líbero Léia e a ponta Natália. Com boas defesas, elas geraram contra-ataques bem aproveitados, minando a confiança das atacantes belgas. Ao total, as europeias cederam 15 pontos em erros e receberam 8. Deste modo, apesar da oscilação no passe em alguns momentos, as comandadas de Zé Roberto fizeram por merecer a vitória.
Com os resultados desta rodada, Brasil, Itália, Turquia, Estados Unidos e Polônia se justaram à anfitriã China e disputarão a fase final na cidade de Nanquim entre os dias 3 e 7 de julho. As equipes serão divididas em duas chaves de três e as duas primeiras colocadas avançam às semifinais. Antes disso, no entanto, as brasileiras ainda encaram as turcas nesta quinta-feira, às 13h. A partida terá transmissão do SporTV2.
Ouça o Voleicast, podcast de vôlei do Saída de Rede
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.