Wilfredo León deverá estrear oficialmente pela Polônia no Pré-Olímpico
Em uma das estreias mais aguardadas do mundo do vôlei, o ponteiro polonês naturalizado Wilfredo León deverá vestir oficialmente a camisa branca e vermelha da seleção tricampeã mundial no dia 9 de agosto, na cidade de Gdansk, quando a Polônia iniciará a disputa no Pré-Olímpico por uma vaga nos Jogos de Tóquio 2020. É o que informa Jacek Kasprzyk, presidente da Federação Polonesa de Vôlei (PZPS).
Em entrevista à imprensa local, o dirigente ainda confirmou que o ponteiro, ex-jogador do russo Zenit Kazan que hoje brilha no Perugia, da Itália, estará disponível já a partir do dia 24 de julho, quando começará os treinamentos com seus companheiros e o treinador belga Vital Heynen.
Entretanto, segundo a TV polonesa Polsat, há a possibilidade de León fazer sua estreia antes da data prevista, mais precisamente na 17ª edição do torneio amistoso Hubert Jerzy Wagner, que começa dia 1º de agosto. A competição, que acontece anualmente no país e já tem a participação confirmada da seleção sérvia, servirá como uma espécie de preparatório para o Pré-Olímpico.
De acordo com Jerzy Mróz, criador e organizador do evento, além da Sérvia, a equipe dos EUA também foi convidada e responderá em breve se participará da competição. Ele afirma que mais uma seleção, ainda não definida, deverá compor o grupo dos quatro integrantes do torneio.
Ainda segundo informações, na próxima sexta-feira (15), o técnico Vital Heynen se reunirá com os dirigentes da Federação local para apresentar todo o cronograma de trabalho com a Polônia, além dos nomes que serão convocados para a temporada de seleções que começará em 31 de maio, com a 2ª edição da Liga das Nações.
Leia mais:
– Anúncio dos grupos confirma caminho do vôlei brasileiro rumo a Olimpíada 2020
– León será capaz de manter a instável Polônia no topo do vôlei mundial?
– Seleção polonesa derrota o Brasil por 3 sets a 0 e conquista o tri mundial
Vale lembrar que a seleção do Leste Europeu não deverá ter vida fácil no grupo D do Pré-Olímpico. Apesar de ter a chance de jogar em casa, contando com a torcida apaixonada de seus fãs, a equipe terá a Tunísia, a estrelada França e a emergente Eslovênia pela frente.
Pelo regulamento, os quatro integrantes jogam entre si e apenas o vencedor se classifica automaticamente para a Olimpíada. Quem não conquistar a vaga neste ano terá uma nova possibilidade nos classificatórios continentais que serão disputados em janeiro de 2020.
Por isso, a chegada de León poderá ser um reforço e tanto para a instável Polônia – que deverá contar também com o oposto Bartosz Kurek, MVP do último Campeonato Mundial, além do talentoso passador Michal Kubiak – se manter no topo, consolidando-se definitivamente entre as grandes potências do vôlei mundial.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.