Topo

Saída de Rede

Lipe: “Estou com a cabeça fibrilando”

Carolina Canossa

26/09/2018 17h31

"Estou com a cabeça fibrilando", afirmou o ponteiro Lipe após o jogaço contra a Rússia (Fotos: Guilherme Cirino(@guilhermectx)/Saída de Rede)

 

Por Janaina Faustino (entrevistas concedidas a Euclides Neto, em Turim)

Foi uma vitória épica. Naquele que talvez tenha sido o mais emocionante jogo do Brasil nesta edição do Campeonato Mundial Masculino de vôlei, a seleção só tem o que comemorar. Mostrando incrível poder de reação, o time campeão olímpico conseguiu bater de virada a poderosa (e, até então, favorita) equipe russa por 3 sets a 2 nesta quarta-feira (26), na estreia do Final Six, em Turim, na Itália.

Em entrevista coletiva, o técnico Renan Dal Zotto e alguns atletas comentaram a importância do jogo contra a seleção russa para o restante do campeonato. O ponteiro Lipe, que anotou 15 pontos, chegou a dizer que estava "com a cabeça fibrilando", tamanho o nível de tensão e exaustão física e emocional do duelo. Para além do excesso de erros cometidos pela seleção europeia (foram 38 ao total), o que se convertia, obviamente, em pontos para o Brasil, Renan e seus comandados fizeram questão de ressaltar o quanto o grupo e a estratégia montada para alcançar a vitória foram decisivos no cotejo.

Os jogadores reforçaram a relevância do banco de reservas para a mudança do jogo a partir do terceiro set. "Antes de começar a partida, o Renan frisou muito bem que seria mais um jogo em que o coletivo iria ganhar. Então, desde o início a gente sabia da importância de qualquer um do grupo poder entrar nem que fosse para fazer um ponto, um bloqueio, uma recepção ou uma defesa. (…) E só vai ganhar o jogo ou um campeonato com uma equipe. Então acho que, mais uma vez, o grupo está de parabéns por ter reservas à altura dos titulares que, sempre que entram, dão conta do recado. Com certeza nos próximos jogos vai ser igual. Por isso, não podemos de forma alguma esmorecer porque vamos precisar entrar quando for necessário", salientou o central Eder.

O levantador William mudou o rumo da partida

O levantador Bruninho, que deu lugar a William a partir da terceira parcial, fez coro com Eder. "O banco foi fundamental para essa vitória. Principalmente o William, que conseguiu dar outra energia ao time. Eu estava me sentindo tranquilo, mas de repente hoje me faltou um pouco de energia para comandar. Eu acho que o Wiliam foi sensacional por manter o time o tempo inteiro ali, lutando. E depois ter entrado o [líbero] Maique também, que fez várias defesas importantíssimas, o Lucas Lóh no quarto set, o Evandro na inversão. Então foi a vitória de um time. Todo mundo está de parabéns. Hoje, William, Maique e Lucas são os que mais merecem esta vitória", observou.

A respeito da estratégia de saque, Eder destacou que a proposta era fugir do excepcional líbero Alexei Verbov. "A nossa ideia inicial era tirar do líbero porque quando os ponteiros recepcionavam o percentual [de acertos] deles caía muito. E também o cara que recebia não atacava. Então a gente fez o jogo baseado nisso e acho que funcionou muito bem. Acredito que mesmo nos dois sets que a gente perdeu, nós tínhamos o controle do jogo. Perdemos por erros bobos, bolas fáceis. Mas, no final deu tudo certo e conseguimos uma vitória que pode ser importante para a próxima fase". "Acho que em vários momentos a gente se saiu muito bem em sacar certo, nos ponteiros, conseguindo quebrar o passe adversário", corroborou Bruninho.

O líbero Maique fez defesas importantíssimas no jogo

Quando questionado a respeito do próximo duelo contra a seleção norte-americana, invicta até o momento no Mundial, Bruninho afirmou que "é o time que está jogando o melhor voleibol, que venceu todas as partidas até agora. Vamos ter um dia para vê-los, descansar e nos preparar para o jogo".

Sorteio coloca o Brasil em grupo complicado na terceira fase do Mundial

Lipe, por sua vez, chamou a atenção para o fato de que é preciso conter a euforia para seguir em frente no torneio. "A gente está muito focado no Mundial. (…) Foi um jogo importante para o passo que a gente quer dar em direção à próxima fase. Foi lindo o jogo, foi superação. Até me arrepio de falar. Foi o melhor trabalho de equipe do campeonato inteiro com certeza. Estou muito feliz, mas precisamos botar a cabeça no lugar porque tem muito chão pela frente". "Eu ainda nem sei o que esperar contra os EUA, estou com a cabeça ainda fibrilando aqui (risos). Mas não vai ser menos do que isso porque eles ganharam da Rússia por 3 sets a 1 em um jogo muito mais técnico. Hoje foi um jogo mais físico. Então, muda totalmente o que a gente vai ter que fazer contra eles. Vamos estudar", complementou.

O técnico Renan prevê dificuldades contra o time que ganhou a medalha de bronze na Liga das Nações: "Acho que podemos esperar mais sofrimento contra os EUA. São jogos sempre muito equilibrados. Amanhã vai ser um dia importante para a gente estudar, repousar, porque hoje foi longo, tenso, físico. E vamos pensar amanhã como montar o time para jogar contra os EUA", finalizou.

O SporTv2 transmite todos os jogos da reta final do Mundial masculino. Confira os dias e horários (de Brasília):

Quinta (27)
12h00 – Estados Unidos x Rússia
15h30 – Polônia x Sérvia

Sexta (28)
12h00 – Brasil x Estados Unidos
16h15 – Itália x Polônia

Sábado (29)
12h00 – Semifinal 1
15h30 – Semifinal 2

Domingo (30)
12h00 – Disputa pelo terceiro lugar
15h30 – Final

No Mundial feminino do Japão, o canal transmitirá os seguintes jogos:

Sábado (29)
1h40 – Porto Rico x Brasil

Domingo (30)
1h40 – Brasil x República Dominicana
7h20 – Turquia x China

Segunda (1)
7h20 – Sérvia x Brasil

Terça (2)
7h20 – EUA x Coreia do Sul

Quarta (3)
7h20 – Quênia x Brasil

Quinta (4)
7h20 – Brasil x Cazaquistão

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter:@saidaderede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede