Topo

Saída de Rede

Convite para o Mundial de Clubes eleva ainda mais o patamar do Dentil/Praia

Carolina Canossa

24/07/2018 06h00

(Créditos: Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

Por Daniel Rodrigues

Degrau a degrau, a equipe feminina de voleibol do Praia Clube de Uberlândia vem construindo sua história no esporte nacional. Sua primeira participação na Superliga foi na edição 2008/2009, quando terminou na nona colocação. A partir de então, o investimento foi crescendo e as posições do time foram evoluindo proporcionalmente. O ápice ocorreu em abril deste ano, quando o Dentil/Praia sagrou-se campeão do torneio mais importante do Brasil, ao bater o Sesc-RJ no golden set da série final.

Com a base mantida, possibilitada pela renovação de Suelen, Fabiana, Fernanda Garay, Nicole Fawcett, Ellen Braga, Ananda e Laís, o clube não perdeu tempo e se reforçou com nomes de destaque. Chegam ao grupo a levantadora norte-americana Carly Lloyd, campeã da Liga das Nações 2018 com seu país, a central Carol, após uma temporada na Turquia, a selecionável Rosamaria, além da central Fran Jacintho, da ponteira Michelle, da oposta Paula Borgo e das jovens Bruna Caixeta e Gabriella Rocha.

O título da Superliga 2017/18 e o elenco estrelado, chamaram a atenção da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) e na última semana foi oficializado o convite da instituição ao time para participar do Campeonato Mundial de Clubes. Será a oportunidade do grupo mineiro começar a escrever sua história, agora internacionalmente. A competição acontece de 4 a 9 de dezembro e será realizada em Shaoxing, na China.

Além do Denti/Praia estão confirmados para o torneio o Minas (campeão Sul-Americano de Clubes), o VakıfBank Istambul da Turquia (campeão da Liga dos Campeões da Europa) e o Supreme Chonburi da Tailândia (campeão do Campeonato Asiático de Clubes). O representante do país-sede ainda não está definido, bem como os demais convidados.

Fato é que o grupo comandado pelo técnico Paulo Coco não terá vida fácil no Mundial de Clubes. Entre os times confirmados, o Minas manteve jogadoras importantes como Leia, Macris, Mara e Carol Gattaz, além de reforçar-se com as atacantes Bruna Honório, Natália e Gabi. O VakifBank deve despontar como grande favorito e conta com as estrelas Zhu, Sloetjes, Milena Rasic e Robinson para buscar o tricampeonato do torneio.

O Brasil possui três títulos do Mundial de Clubes: Sadia, em 1991, Leite Moça, em 1994, e Osasco, em 2012.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

 

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede