Topo

Saída de Rede

FIVB divulga datas dos Mundiais de clubes

Carolina Canossa

04/04/2018 06h00

Mundial de clubes reúne os campeões continentais e convidados da FIVB (Foto: Divulgação/FIVB)

De maneira discreta, apenas colocando uma atualização na aba "calendário" de seu site, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou as datas das edições 2018 masculina e feminina do Mundial de clubes. Ambos torneios ocorrerão no fim do ano, entre novembro e dezembro.

A disputa feminina, que terá o Camponesa/Minas como representante sul-americano, será realizada entre 4 e 9 de dezembro na província chinesa de Zhejiang. Já a competição entre os homens, que contará com o Sada Cruzeiro como campeão da América do Sul, está programada para ocorrer entre 25 de novembro e 2 de dezembro na Polônia.

Ou seja: os dois clubes brasileiros precisarão fazer uma pausa na disputa da Superliga 18/19 para jogar no exterior, um esquema parecido ao vivido pelo próprio Sada no fim do ano passado. Na ocasião, a equipe comandada pelo argentino Marcelo Mendez ficou com a terceira colocação. Ao todo, o Sada possui três títulos mundiais.

Já entre as mulheres o torneio tradicionalmente foi disputado em dois momentos: no início da temporada, em outubro, ou no final, em abril. Times brasileiros foram campeões de três edições: 1991 (Sadia), 1994 (Leite Moça) e 2012 (Sollys, atual Vôlei Nestlé). Em 2017, o Rexona-Sesc, atual Sesc, chegou à decisão, mas foi superado pelo Vakifbank, da Turquia.

Vale lembrar que, além das vagas conquistadas através dos títulos continentais, os clubes podem participar da disputa através de convites distribuídos pela FIVB.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede