Seleção campeã mundial procura Mendez, mas argentino fica no Sada Cruzeiro
Bem que os poloneses tentaram, mas o técnico argentino Marcelo Mendez fica no Sada Cruzeiro, com quem tem contrato até meados de 2019. Sonho de consumo da Federação Polonesa de Vôlei (PZPS), o treinador, que ganhou todos os títulos possíveis à frente do clube mineiro, inclusive três mundiais, chegou a ser sondado, mas como não poderia conciliar as obrigações de técnico da seleção da Polônia e do Sada Cruzeiro, ele recusou o convite para dirigir a atual campeã mundial.
Curta a página do Saída de Rede no Facebook
"Obviamente, ser procurado pela PZPS deixou o Mendez orgulhoso do seu trabalho, mas ele tem um contrato com o clube mineiro e os poloneses não aceitariam que trabalhasse lá apenas na temporada de seleções", disse ao Saída de Rede Geraldo Maciel, agente do treinador. Procurado pelo blog, o clube também negou que Marcelo Mendez, que trabalha no Sada Cruzeiro desde 2009, vá deixa-los.
Astro do vôlei é diagnosticado com câncer
Não é a primeira vez que Mendez, cuja única experiência como treinador de uma seleção foi com a Espanha, na década passada, tem seu nome cogitado pela federação de um país da elite do voleibol. Aqui mesmo no Brasil já foi escutado em mais de uma oportunidade que ele seria o possível sucessor de Bernardinho, que ainda não decidiu se continua como técnico da seleção masculina, cargo que ocupa desde 2001. No seu país natal, Marcelo Mendez também já foi alvo de especulação, mas nunca recebeu um convite formal.
Especulação
O nome de Mendez passou a frequentar o noticiário esportivo polonês nos últimos dias com mais intensidade, ainda que jamais tenha sido confirmado que ele tivesse se candidatado ao cargo, que está vago desde o dia 10 de outubro, após a demissão do francês Stéphane Antiga. A PZPS abriu inscrições para quem quisesse concorrer. Antiga caiu depois do fiasco na Rio 2016, quando a Polônia amargou sua quarta eliminação consecutiva nas quartas de final das Olimpíadas. E olha que o francês havia levado o time ao título do Mundial 2014. Nem assim foi preservado. O novo técnico será conhecido no final de novembro.
Concurso de misses
Como você pode conferir aqui no SdR, a corrida pela sucessão de Antiga causou frisson entre os poloneses. Dezesseis concorrentes foram selecionados para uma análise mais criteriosa dos seus trabalhos. Nesta quarta-feira (16), a PZPS deve anunciar os nomes dos cinco finalistas. Nas redes sociais não faltaram comparações entre o processo seletivo e um concurso de misses, para deleite dos fãs.
Nesta terça-feira (15), o site Przeglad Sportowy especulou que entre os cinco finalistas haverá três italianos (são maioria entre os candidatos), um sérvio e um argentino. Isso reforçou as especulações em torno do nome de Marcelo Mendez. A rádio local RMF garantiu que o treinador do Sada Cruzeiro estaria no comando da seleção polonesa, que tem como principal desafio em 2017 o Campeonato Europeu, disputado em casa.
No entanto, o único argentino com nome revelado entre os 16 candidatos é Daniel Castellani, que já dirigiu a seleção polonesa nas temporadas 2009-2010 e que acabou demitido por meio de uma mensagem de texto. Como dois dos 16 tiveram seus nomes mantidos sob sigilo a pedido deles, especula-se também que o argentino poderia ser Raul Lozano, outro que já foi o treinador da Polônia, no período 2005-2008, e que na Rio 2016 era o técnico do Irã. O curioso é que entre os finalistas não estaria o búlgaro Radostin Stoychev, o favorito do presidente da PZPS, Jacek Kasprzyk. Mas, como a mídia polonesa adora um chute e erra muito, convém esperar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.