Topo

Saída de Rede

Astro do vôlei internacional é diagnosticado com câncer

Sidrônio Henrique

14/11/2016 15h00

Bas van der Goor discursa durante o Mundial de Vôlei de Praia, no qual foi diretor (foto: FIVB)

Um dos maiores jogadores de todos os tempos, o ex-central holandês Bas van der Goor, 45 anos, MVP dos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, foi diagnosticado com um linfoma, tipo de câncer que afeta o sistema de defesa do organismo. Ouro em Atlanta 1996, na Liga Mundial 1996 e no Campeonato Europeu 1997, van der Goor já havia descoberto que tinha diabetes em 2003, criando três anos mais tarde uma fundação, que leva seu nome, com o objetivo de promover clínicas de recuperação por meio de atividades esportivas para pessoas que sofrem com a doença.

Curta a página do Saída de Rede no Facebook
Vitória de Trump leva craque americano a propor casamento na Itália

Na sexta-feira (12), o ex-atleta fez um comunicado, reproduzido pelo site da Federação Internacional de Vôlei (FIVB). "Tenho notícias tristes, fui diagnosticado com um linfoma. Ultimamente tenho passado por todos os tipos de exames. Assim que eles descobrirem o tipo de linfoma, meu tratamento será definido e começará em seguida. Isso significa que vou me concentrar no tratamento e na cura desta doença".

O central durante Atlanta 1996, quando foi o MVP (Reprodução/Internet)

Partidas memoráveis
Bas van der Goor, de 2,09m, foi o principal nome da épica final da Olimpíada de 1996 entre holandeses e italianos, decidida apenas no tie break, com o placar de 17-15 a favor da Holanda. A Itália, que naquela década foi três vezes campeã mundial, entrou como favorita em Atlanta, tendo inclusive derrotado o adversário da final em um rápido 3-0 na primeira fase. A final olímpica de 1996 repetiu a da Liga Mundial daquele ano, quando a Holanda, jogando em casa, na cidade de Roterdã, surpreendeu a Itália na decisão, também vencida num tie break dramático, fechado em 22-20.

Van der Goor disputou ainda os Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, mas a seleção holandesa terminou apenas em quinto lugar. Seu irmão Mike, dois anos mais novo, jogou com ele na seleção.

Durante oito temporadas, de 1994 a 2002, atuou na forte liga italiana – primeiro no Modena, depois no Treviso. Foi campeão italiano três vezes. Era um dos atletas mais populares da modalidade nos anos 1990.

No ano passado, ele foi um dos diretores do comitê organizador do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia, realizado na Holanda.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede