Topo

Saída de Rede

Sidão confessa: "Pensei que não iria conseguir mais jogar vôlei"

Carolina Canossa

18/05/2016 06h00

Sidão não se arrepende de só ter operado em novembro (Foto: Divulgação/CBV)

Sidão não se arrepende de só ter operado em novembro (Foto: Divulgação/CBV)

Presença constante na seleção brasileira desde 2006, Sidão só tem a agradecer ao técnico Bernardinho. É que, mesmo tendo jogado muito pouco na última temporada de clubes devido a uma cirurgia no ombro direito, o central ganhou uma chance de integrar o time nacional na última convocação, o que manteve vivo o sonho de disputar a Olimpíada do Rio de Janeiro.

Na busca por uma vaga na equipe que tentará a medalha de ouro, Sidão terá a forte concorrência de Lucão, Éder, Isac e Maurício Souza. Estar na lista final, porém, não será um desafio tão grande quanto o enfrentado nos últimos meses, com a recuperação daquele que define como o pior problema físico de sua carreira.

"Muitas coisas ruins passavam pela minha cabeça nesse período e uma delas era não conseguir mais jogar vôlei. Já vi outros jogadores passarem por cirurgia de ombro e não conseguirem voltar tão bem", confessou o jogador, em entrevista exclusiva ao Saída de Rede. À época, até atividades banais do dia a dia se tornaram um tormento para ele. "Eu tinha dificuldades para dormir, tomar banho, comer, fazer praticamente tudo. O ombro ficava engessado, e qualquer movimento que eu fizesse, sentia uma dor forte. Foi tudo muito complicado", contou.

Zé Roberto: possibilidade de levantadora inexperiente no Rio não preocupa

Sidão decidiu "entrar na faca" em novembro do ano passado, depois de tentar um tratamento conservador sem sucesso. Questionado se está arrependido de ter esperado tanto para fazer a cirurgia, o que colocou o sua participação olímpica em risco, ele garantiu que não.

"Consultei quatro médicos antes de tomar essa decisão e um deles, especialista em ombro, falou que a principio não deveria operar, que deveria fazer o tratamento conservador para ver como eu ia ficar. Fiz, então, o conservador e depois de três meses tratando, fazendo tudo que os médicos pediram, voltei a treinar. Comecei bem, sem dor, mas na terceira semana já passei a sentir a mesma dor, começou a inflamar o mesmo local e um mês depois não conseguia mais levantar o braço do mesmo jeito. Ali, eu sabia que não tinha mais jeito, que ia ter que operar mesmo. Tive medo, claro, senti receio, mas era a solução. Não tinha outro jeito. E, graças a Deus, deu tudo certo", explicou.

Sidão e Dani Lins se casaram em dezembro de 2015 (Foto: Reprodução/Instagram)

Sidão e Dani Lins se casaram em dezembro de 2015 (Foto: Reprodução/Instagram)

Apoio importante de Bernardinho e Dani Lins
Todo o tratamento de Sidão foi acompanhado de perto por Bernardinho. Até por isso, o meio de rede diz que não ficou com receio de ser esquecido na convocação do ano olímpico. "Sempre tive um diálogo muito bom com ele, que é um paizão para mim. O Bernardo sempre acreditou que ia dar certo. O fato dele ter essa confiança em mim, de ter me passado essa tranquilidade e de ter falado tudo que me disse, me acalmou bem. No nosso vocabulário, nunca houve a palavra desistir", comentou.

Outro apoio importante também veio do mundo do vôlei, mas de uma maneira diferente. Estamos falando da esposa de Sidão, Dani Lins, que também é levantadora da seleção feminina.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

"A Dani me ajudou demais nesse tempo, assim como a minha mãe, que foi para São Paulo ficar comigo quase o tempo todo. Eu precisava de ajuda. Tudo era complicado, e eu tinha que ter um cuidado dobrado para fazer praticamente tudo", contou.

O fato de Dani ser jogadora também foi importante. "Ela entendia tudo que eu estava passando e os receios que eu sentia. E a Dani sempre me colocou para cima, depositando confiança em mim, me passando alegria e tranquilidade, e isso facilitou um pouco em todo esse processo de recuperação", destacou.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede