Topo

Saída de Rede

Zé Roberto: possibilidade de levantadora inexperiente no Rio não preocupa

Carolina Canossa

17/05/2016 06h00

Roberta (à esq.) e Naiane estão agradando Zé Roberto (Foto: Divulgação/CBV e Divulgação/Minas)

Roberta (à esq.) e Naiane estão agradando Zé Roberto (Foto: Divulgação/CBV e Divulgação/Minas)

Sem saber se poderá ou não contar com Fabíola na Olimpíada, o técnico José Roberto Guimarães surpreendeu ao chamar as levantadoras Roberta e Naiane para a seleção brasileira feminina de vôlei. É que, a despeito de todo o talento que as jovens possuem, contar com uma das duas no Rio 2016 significa assumir o risco de ter uma jogadora com pouca rodagem na equipe nacional adulta em uma posição-chave e em um momento de extrema pressão.

Mas será que essa inexperiência preocupa o treinador? Sim, mas bem menos do que a confiança que ele possui nas atletas.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

"O fato de não ter muita experiência é importante? É, não vamos negar, mas ao mesmo tempo essa euforia de querer jogar, de pertencer à seleção brasileira, pode ser uma coisa boa", comentou o técnico, que desde o mês passado está em Saquarema treinando o time que tentará a terceira medalha olímpica de ouro seguida.

Zé Roberto sempre deixou claro que vai esperar até o último momento para ter Fabíola como reserva de Dani Lins, mas a presença da brasiliense nos Jogos está em risco por conta da segunda gravidez da jogadora. Aos nove meses de gestação, Ana Vitória pode nascer a qualquer momento, mas precisa vir ao mundo de parto normal. Vencida esta primeira barreira, a atleta terá que correr contra o tempo para voltar a ter condições físicas de jogar em alto nível até agosto.

Caso isso não ocorra, o técnico assegura que tanto Roberta quanto Naiane possuem totais condições de encarar o desafio olímpico. "A Roberta tem um pouco mais de rodagem nesse aspecto, pois entra nessas situações difíceis no time que ela joga. Então, está habituada", comentou Zé Roberto, lembrando que a levantadora do Rexona-Ades saiu do banco na semifinal contra o Vôlei Nestlé e foi essencial para o time carioca chegar ao título da última Superliga.

Destaque do Pré-Olímpico não pode jogar no Brasil

Já Naiane conta com o bom feedback passado por Paulo Cocco, seu treinador no Camponesa/Minas e assistente de Zé Roberto na seleção brasileira. "Ela foi titular nos últimos dois anos de um time como o Minas e colocou a equipe em uma posição interessante dentro da Superliga. É uma jogadora que entra em qualquer momento e, mesmo com a pressão, tem se comportado muito bem, rendido muito bem. Além disso, possui a mão fina, boa", elogiou Zé.

Enquanto a decisão sobre quem acompanhará Dani Lins aos Jogos Olímpicos não sai, Roberta e Naiane sofrem em Saquarema com exercícios de repetição, que servem para melhorar os gestos técnicos que usam no dia-a-dia. O técnico também faz questão de lembrar a responsabilidade que elas terão que encarar.

"Um time que tem uma boa levantadora é meio caminho andado. É ela que decide pra quem vai a bola, a distribuição, a precisão e como colocar a jogadora na melhor posição possível para o ataque. Tem que pensar e treinar várias coisas para conduzir o time que é bicampeão olímpico", avisou.

E você, que levantadoras levaria para a Olimpíada do Rio? Deixe seu comentário!

————-

Receba notícias de vôlei pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 11 96180-4145 (não esqueça do "+55″); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: giba04

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede