Topo

Saída de Rede

Mundial de Clubes 2019 terá reencontro entre Sada Cruzeiro e Leal em Betim

Janaína Faustino

16/10/2019 12h46

Cruzeiro voltará a organizar o Mundial de Clubes (Foto: Divulgação/FIVB)

A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou que, assim como em 2013, 2015 e 2016, o Sada Cruzeiro será o anfitrião da 15ª edição do Campeonato Mundial de Clubes masculino. O ginásio Divino Braga, na cidade de Betim, região metropolitana de Belo Horizonte (MG), voltará a receber os jogos entre os dias 3 e 8 de dezembro. A última edição do torneio foi disputada em Reszów, na Polônia.

Tricampeã mundial e atual campeã sul-americana, a Raposa conseguiu seus três troféus derrotando os russos do Lokomotiv Novosibirsk, em 2013, e do Zenit Kazan de forma consecutiva em 2015 e 2016. Em todas estas oportunidades, a equipe atuou em Betim, cidade onde o projeto floresceu no cenário nacional.

Nesta edição, os mineiros, que fizeram uma campanha frustrante no ano passado ao caírem ainda na primeira fase do torneio, terão como adversários os poderosos Lube Civitanova, que se sagrou campeão europeu na última temporada, e Zenit Kazan, da Rússia, além do catari Al Rayyan, terceiro colocado no último Campeonato Asiático, que é comandado por Carlos Schwanke, assistente de Renan Dal Zotto na seleção brasileira.

Participe do sorteio do livro "10 anos Sada Cruzeiro"

Assine o Voleicast e concorra a prêmios

No Voleicast: seleção feminina tem muito a evoluir até Tóquio 2020

Esta edição do Mundial ainda será marcada pelo reencontro entre Leal, astro que hoje brilha na seleção e no clube italiano ao lado de Bruno, e o time azul, onde ele atuou durante seis anos e se projetou no cenário mundial. O central Simon, peça-chave no esquema do Civitanova, que deixou o Cruzeiro de maneira turbulenta na temporada passada, também deverá rever seus antigos companheiros e torcida.

De acordo com o regulamento, os times se enfrentarão dentro de um mesmo grupo. As semifinais serão disputadas entre primeiro e quarto colocados, além do segundo contra o terceiro. Os vencedores das semifinais avançam à final e os perdedores decidem o bronze.

O atual campeão do Mundial de Clubes é o Trentino, tradicional equipe italiana que conquistou o penta ao superar o Civitanova por 3 sets a 1 na final.

Siga o Voleicast no Instagram: @voleicast

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede