Topo

Saída de Rede

Aos 40, Francesca Piccinini anuncia aposentadoria do vôlei

Carolina Canossa

20/09/2019 17h52

Piccinini foi campeã mundial com a Itália em 2002, além de ter sete títulos pela Champions League (Foto: Divulgação)

Uma das principais jogadoras da história do voleibol italiano, a ponteira Francesca Piccinini anunciou que não vai mais atuar profissionalmente. Em janeiro de 2019, elas completou 40 anos, sendo 28 deles dedicados ao esporte.

"Vivi um sonho durante muitos anos, mas penso que chegou a hora de parar com essa vida maravilhosa e começar uma nova, viver outras emoções", comentou e jogadora, em entrevista à jornalista Silvia Toffanin, do Canal 5 italiano. "Foi uma decisão difícil de ser tomada, mas me sinto vencedora porque tenho 40 anos e há dois meses ganhei minha sétima Champions League (ela é a maior campeã da história da competição). Agradeço muito a este esporte que me formou a me ajudou a ser quem eu sou", destacou.

E mais:

 Ouça no nosso podcast: Seleção masculina sofre para conquistar o 32o título continental

 Ouça no Voleicast #6: Seleção feminina mantém hegemonia regional

Além dos mencionados títulos europeus, incluindo o recente com a equipe do Novara, Piccinini conquistou cinco Campeonatos Italianos e quatro Copa Itálias. No exterior, sua principal experiência foi justamente no Brasil, na temporada 1998/1999 pela equipe do Rexona (atual Sesc-RJ), que à época ainda era sediada em Curitiba (PR).

Em termos de seleções, Piccinini foi campeã mundial com a Itália em 2002, além de ter conquistado o título da Copa do Mundo de 2007 e da Copa dos Campeões de 2009, mesmo ano em que faturou o Europeu. Já para os próximos meses, o plano é trabalhar com categorias de base e cuidar da família, inclusive sendo mãe.

A entrevista completa de Piccinini, que também fez fama fora das quadras por conta de sua beleza e envolvimento com moda, será exibida na noite deste sábado (21). Além da italiana, nas últimas semanas, outra jogadora que marcou época no vôlei anunciou aposentadoria: a oposta polonesa Kasia Skowronska.

Veja abaixo algumas das melhores jogadas de Piccinini:

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede