Topo

Saída de Rede

Com Natália em quadra, Brasil atropela o Quênia pelo Campeonato Mundial

Carolina Canossa

03/10/2018 09h02

Crédito: Divulgação/FIVB

Por Daniel Rodrigues

A seleção feminina disputou seu quarto jogo pelo Campeonato Mundial na manhã desta quarta-feira (03). Atuando em Hamamatsu, no Japão, as comandadas do técnico José Roberto Guimarães não tiveram dificuldades para derrotar a frágil equipe do Quênia, por tranquilos 3 sets a 0 e parciais de 25-13, 25-10 e 25-16, chegando ao terceiro triunfo na competição.

Assim como nos duelos anteriores, o Brasil entrou em quadra com Dani Lins, Tandara, Fernanda Garay, Gabi, Carol, Bia e a líbero Suelen. A partir do segundo set, o comandante brasileiro optou por testar suas jogadoras reservas e escalou a ponteira Natália no lugar de Fernanda Garay. Além da campeã olímpica, também foram utilizadas a levantadora Roberta, a oposta Rosamaria e a jovem Drussyla, reforçando a importância do confronto para dar mais ritmo às jogadoras que não haviam atuado tanto no Mundial.

Leia também: Ineficiente no bloqueio e na defesa, seleção brasileira perde para a Sérvia

Brasil busca a primeira medalha da temporada no Mundial Feminino

A grata surpresa do embate, foi a entrada efetiva de Natália. A jogadora ficou cerca de sete meses sem saltar para tratar uma tendinite no joelho e chegou a ser dúvida para o torneio na Ásia. Zé Roberto definiu que iria apostar na ponteira somente na última sexta-feira (28), quando divulgou o corte de Amanda, que já estava no Japão e segue no país treinando com o grupo. A partida contra o Quênia foi a primeira oportunidade de Natália atuar atacando e o resultado foi bastante positivo. Em duas parciais entre as titulares, a atleta do Minas saiu de quadra como a maior pontuadora, com 12 pontos (6 em ataques, 2 em bloqueios e 4 em saques),  além de demonstrar estar recuperada e retornando às suas melhores condições físicas.

Entre os destaques individuas, a oposta Tandara também foi bastante importante para a vitória azul e amarela, marcando 11 pontos, sendo 10 deles em ataques e 1 em saque. Rosamaria e Drussyla, vindas do banco de reservas, tiveram bons desempenhos, pontuando 6 e 4 vezes, respectivamente.

O bloqueio e o saque foram outros dois pontos altos na manhã desta quarta. Mesmo levando-se em conta a fragilidade das rivais africanas, o bom trabalho nos dois fundamentos chamou a atenção: foram 12 pontos em bloqueios e 10 aces. Os números mostram o poderio ofensivo das brasileiras, que pode ser um diferencial para os desafios sequentes no Mundial.

Com o terceiro resultado positivo, o Brasil soma nove pontos e ocupa a segunda colocação do Grupo D, atrás da Sérvia, invicta e com 12 pontos. O próximo compromisso das brasileira será nesta quinta (04), quando enfrentarão o Cazaquistão, às 07h20 (horário de Brasília), com transmissão do Sportv2.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede