Topo

Saída de Rede

Recepção não funciona e Brasil fecha série de amistosos com quatro derrotas

Carolina Canossa

18/08/2018 22h04

(Créditos: Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

Por Daniel Rodrigues

Atuando no Maracanãzinho (RJ), a seleção brasileira feminina terminou a série de quatro amistosos contra os Estados Unidos na noite deste sábado (18). Assim como nos confrontos anteriores, as anfitriãs foram derrotadas por suas adversárias, desta vez por 3 sets a 1, com parciais de 25-23, 25-18, 24-26 e 25-13.

Leia também: Brasil permite virada dos Estados Unidos e perde terceiro amistoso

Brasil oscila em amistoso e Estados Unidos vencem por 3 sets a 0

O técnico José Roberto Guimarães iniciou o duelo com Roberta, Tandara, Rosamaria, Gabi, Thaisa, Bia e a líbero Gabiru. Mais uma vez a superioridade norte-americana foi evidente e as brasileiras só conseguiram uma maior regularidade no terceiro set, quando saíram com a vitória.

A recepção foi o fundamento mais instável do Brasil, prejudicando a distribuição da levantadora Roberta e concentrando as ações ofensivas nas extremidades. A líbero Gabiru foi quem mais sentiu a pressão no passe, demonstrando alguns momentos de nervosismo e cedendo erros ao adversário.

Com a concentração de ataques na entrada e na saída de rede, o bloqueio da equipe comandada por Karch Kiraly teve seu desempenho facilitado, sendo responsável por muitos pontos. Pelo lado brasileiro, a dificuldade de rodar bolas, principalmente nos momentos decisivos, pareceu mexer com a confiança do grupo, que entrou no quarto set de forma abatida e apática.

Outro fator preocupante, foi a contusão da central Bia. Depois de uma excelente passagem pela rede, a jogadora do Sesc-RJ sentiu seu ombro após a comemoração de um ponto de bloqueio. Na parcial seguinte, Zé Roberto optou por preservar a atleta e colocou Carol em seu lugar.

Entre os destaques individuais, vale ressaltar a participação positiva, mais uma vez, da ponteira Gabi, responsável por rodar o maior número de bolas pelo time brasileiro. Entre as norte-americanas, a oposta Andrea Drews e a ponteira Madison Kingdon foram as principais jogadoras na quarta vitória dos Estados Unidos.

O próximo compromisso da seleção brasileira será o Montreux Volley Masters, na Suíça, entre os dias 4 e 9 de setembro. O Brasil está no grupo da Rússia, Camarões e Polônia.

A partida desta noite contou ainda com uma homenagem aos 10 anos do primeiro ouro do voleibol feminino, conquistado em Pequim (2008). Estiveram no Maracanãzinho a líbero Fabi, as levantadoras Fofão e Carol Albuquerque, a central Fabiana, as ponteiras Jaque, Paula Pequeno e Sassá, além da oposta Sheilla. Junto com Thaisa, as atletas receberam um prêmio para celebração deste momento tão marcante para o esporte do país.

Curta o Saída de Rede no Facebook 

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede