Topo

Saída de Rede

Brasil oscila em amistoso e Estados Unidos vencem por 3 sets a 0

Carolina Canossa

14/08/2018 21h00

Brasil volta a perder pontos com erros de saque e facilita a vitória dos EUA (Foto: Ricardo Botelho/Inovafoto/CBV)

Por Naiara Araújo 

O Brasil voltou a encontrar os Estados Unidos nesta terça-feira (14) para o segundo amistoso de uma série de quatro jogos preparatórios para o Campeonato Mundial. Diferente da primeira partida, as brasileiras entraram em quadra mais equilibradas e jogaram melhor, mas mesmo assim não conseguiram vencer. A partida, que aconteceu em Uberaba (MG), terminou com a vitória da seleção norte-americana por 3 sets a 0, parciais de 29-27, 25-23 e 25-18. No primeiro amistoso, no último domingo (12), os Estados Unidos venceram por 3 sets a 1.

As brasileiras entraram em quadra competitivas e conseguiram marcar os pontos necessários para equilibrar o resultado no primeiro set. O mesmo se repetiu no segundo set, quando as atletas do Brasil saíram em vantagem, mas acabaram oscilando durante o jogo e perderam para as norte-americanas. Já no terceiro set, os Estados Unidos começaram em vantagem e conseguiram manter o ritmo até o final da partida, deixando o Brasil para trás em mais um amistoso.

Escassez na base deixa seleção masculina abaixo dos rivais no Mundial

Apesar da evolução na partida desta terça-feira (14), o Brasil voltou a perder pontos com os erros de saque, o que facilitou a vitória dos Estados Unidos já no primeiro set. Do lado brasileiro, a novidade do jogo foi o retorno da campeã olímpica Dani Lins, que voltou a integrar a equipe após ficar grávida e se afastar por um ano. A levantadora fez uma boa reestreia com a camisa da seleção brasileira e certamente vai ter um papel importante ao lado da equipe nos próximos desafios.

Não há dúvidas de que os Estados Unidos fizeram uma excelente partida. Enquanto o Brasil entrou em quadra com jogadoras já conhecidas, Dani Lins, Tandara, Rosamaria, Amanda, Bia, Carol e Gabiru (líbero), o técnico norte-americano Karch Kiraly apostou mais uma vez em mudanças. A seleção norte-americana não aproveitou as titulares da Liga das Nações e jogou com um time de jovens e boas jogadoras – Carlini, Drews, Michelle Bartsch-Hackley, Kingdon, Ogbobu, Dixon e Courtney (líbero). Assim como aconteceu no amistoso de domingo, a jogadora Michelle Bartsch se destacou e foi fundamental para a vitória das americanas.

Com duas derrotas em dois amistosos, o desafio do técnico José Roberto Guimarães é trabalhar o ritmo das jogadoras e superar as dificuldades físicas. Só assim o vôlei feminino brasileiro entrará em quadra com chances de vitória. Mais uma vez Rosamaria fez uma boa partida e promete ser um nome importante na disputa pelo Campeonato Mundial. Ficaram de fora da partida as jogadoras Fernanda Garay, Natália e Suelen, que continuam se recuperando e devem reforçar a equipe nos próximos confrontos.

Esse é o momento da seleção brasileira aproveitar a oportunidade de treinar com as atuais campeãs mundiais e da Liga das Nações. A pouco mais de quarenta dias para o Campeonato Mundial, o Brasil voltará a encontrar os Estados Unidos para mais dois amistosos. Os próximos jogos acontecerão em Uberaba (MG), na quinta-feira (16), e no Rio de Janeiro, no sábado (18).

Curta o Saída de Rede no Facebook 

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede