Topo

Saída de Rede

Cansaço derruba nível técnico, mas Brasil bate Coreia na Liga das Nações

Carolina Canossa

01/06/2018 18h19

Arena Goiânia recebeu mais de 8 mil pessoas, que prestigiaram a seleção masculina nesta sexta (1) (Foto: Divulgação/FIVB)A primeira partida da história da Liga das Nações masculina disputada em território brasileiro não deu margem para surpresas: diante de uma Arena Goiânia com ótimo público, a seleção brasileira conseguiu uma vitória sobre a Coreia do Sul na tarde desta sexta-feira (1) por 3 sets a 0, parciais de 25-21, 25-19 e 25-19.

Apesar do resultado positivo para a equipe comandada por Renan Dal Zotto, chama a atenção o excesso de erros cometidos na partida: 41, sendo 20 dos donos da casa e 21 dos visitantes, que ainda não venceram na competição. Uma das causas para tamanho número de falhas certamente está no cansaço associado às longas viagens às quais as duas equipes foram submetidas, já que no último fim de semana o Brasil jogou na Sérvia, enquanto os sul-coreanos estiveram na Polônia.

Trata-se de um problema há anos apontado por técnicos e jogadores, mas a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) continua ignorando os pedidos de mudança em prol de seus interesses comerciais. Divulgar e levar o vôlei ao maior número possível de lugares evidentemente é importante, mas se o físico dos jogadores continuar a ser ignorado, cada vez veremos mais e mais partidas de nível técnico inferior, algo péssimo para o esporte.

Falando da partida em si, Renan continuou dando rodagem ao elenco e o ponteiro Leozinho foi titular pela primeira vez, formando a dupla de ponteiros com Lipe. Evandro atuou na saída de rede em posição oposta a William, enquanto Isac e Éder ficaram no meio, com Murilo de líbero.

Repetindo o que já havia feito diante da Alemanha, William mostrou grande eficiência no jogo com os centrais: cada um deles marcou 12 pontos (sendo oito de ataque) liderando as estatísticas individuais de pontuação. Com apenas 10 acertos em 22 tentativas de ataque, Evandro perdeu nova oportunidade de fazer frente a Wallace na disputa por posição. Muito explorado, o bloqueio também ficou aquém de seu potencial, com o Brasil somando apenas cinco pontos no fundamento.

Com pouquíssimo tempo de descanso, a seleção volta a quadra já às 8h35 deste sábado (2) para encarar o Japão.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede