Topo

Saída de Rede

Fabiana: “Nos preparamos a Superliga inteira para este momento”

Sidrônio Henrique

13/04/2018 06h00

Fabiana Claudino está na sua segunda temporada no Praia Clube (fotos: Divulgação/Praia Clube)

Bicampeã olímpica, um dos principais nomes do Dentil/Praia Clube, a central Fabiana Claudino está acostumada a decisões e esbanja confiança para a disputa da final da Superliga 2017/2018 diante do Sesc-RJ. "Nos preparamos a Superliga inteira para este momento, a equipe está pronta. Estamos perto de realizar um sonho", diz a veterana, 33 anos, 1,94m.

Praia Clube e Sesc fazem, neste domingo (15), às 10h, a primeira das duas partidas que decidem a competição. O segundo jogo será no domingo seguinte, às 9h10, com a possibilidade de realização do golden set, em caso de uma vitória para cada lado. Se a equipe carioca busca seu 13º título, fazendo a 14ª final consecutiva e a 17ª no total, o time de Uberlândia tenta uma conquista inédita, na segunda decisão de Superliga em sua história – perdeu a final da temporada 2015/2016 para o rival.

Siga @saidaderede no Twitter
Curta o Saída de Rede no Facebook

"Desde o início, logo que a gente se encontrou após as férias, sempre sonhamos alto, pensando no título. Há muito empenho nosso em cada treino, na preparação da parte tática, estamos colocando nossos corações nessa decisão", comenta Fabiana, que tem cinco títulos de Superliga – um pelo Minas Tênis Clube e quatro justamente com o Sesc (na época Rexona).

A experiente meio de rede exalta o adversário, como manda o protocolo. "O Sesc é uma equipe acostumada a decidir, a vencer. Um time que saca, bloqueia e defende bem. Está na final todos os anos, é o maior vencedor da Superliga, tem um grande técnico como o Bernardinho, mas nós temos condições de vencer. Vamos ter que controlar a ansiedade, que certamente vai bater, que é normal numa final".

Coco: "Demonstramos nossa capacidade durante a competição"

Paulo Coco
Um dos reforços do Praia Clube para esta temporada, Paulo Coco também está em busca do seu primeiro título como técnico na Superliga – venceu três vezes como assistente de José Roberto Guimarães no Finasa/Osasco. "Demonstramos nossa capacidade durante a competição. Sabemos que não é fácil, principalmente pela tarimba que o adversário tem. Um time que tem 12 títulos de Superliga, que venceu as últimas cinco edições", afirma Coco, auxiliar de Zé Roberto na seleção feminina.

Uma das preocupações do treinador é que a equipe seja agressiva, sem comprometer a eficiência. "Temos que ter lucidez, manter a calma, para colocar em prática o nosso melhor. Precisamos ser agressivos, sem cometer muitos erros. O Sesc erra pouquíssimo, força você a jogar o tempo inteiro. O nosso sistema defensivo vai ter que estar bem apurado para a gente ter chance de vencer".

Não faltaram, claro, os elogios ao técnico rival. "A gente vai tentar surpreender o Bernardinho, algo que é muito difícil pela alta qualidade do trabalho dele, um cara multicampeão, que dispensa comentários, no comando de uma equipe que é a maior vencedora da história do vôlei brasileiro. A principal virtude do Sesc é o conjunto, um time que sempre teve um sistema defensivo muito forte. A relação saque-bloqueio-defesa deles é boa demais. Colocam muita pressão na virada de bola do adversário, vão exigir bastante paciência da gente".

Time de Uberlândia venceu 21 das 22 partidas na fase classificatória

Campanha
O Dentil/Praia Clube chega à final da Superliga 2017/2018 depois de uma temporada especial, marcada por resultados expressivos. O time de Uberlândia teve a melhor campanha de toda a fase classificatória, com 21 vitórias e apenas um resultado negativo – diante do Sesc, no returno, por 2-3, mas sem a central Walewska e com a ponta Fernanda Garay jogando no sacrifício. No primeiro turno, fez 3-0 na equipe de Bernardinho. Na série semifinal, o clube mineiro conseguiu superar pela primeira vez o Vôlei Nestlé em uma fase eliminatória.

Além de Fabiana, Walewska e Garay, o Praia Clube tem também como destaque a oposta americana Nicole Fawcett. Depois de boas atuações na fase classificatória, a atacante de saída de rede caiu de rendimento nos playoffs, mas foi a melhor em quadra na quinta e decisiva partida da semifinal.

Final da Superliga 2017/2018
Jogo 1
Dia 15 (domingo) – Sesc-RJ vs. Dentil/Praia Clube, às 10h, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro – TV Globo e SporTV

Jogo 2 (com golden set, se necessário)
Dia 22 (domingo) – Dentil/Praia Clube vs. Sesc-RJ, às 9h10, no Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia – TV Globo e SporTV

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede