Topo

Saída de Rede

Líder na liga, Perugia comemora título da Copa Itália

João Batista Junior

30/01/2018 06h00

Perugia conquistou o segundo título na temporada (foto: Michele Benda/Sir Safety Perugia)

O Sir Safety Conad Perugia segue sua marcha vitoriosa na temporada 2017/2018. O atual vice-campeão europeu está na primeira posição da liga italiana e conquistou, no último domingo (28), pela primeira vez na história, o título da Copa Itália. Foi o segundo troféu do clube na temporada: o outro foi o da Supercopa, há três meses.

O time conta com jogadores do naipe do oposto sérvio Aleksandar Atanasijevic – MVP da final – e do craque Ivan Zaytsev, que atua na entrada de rede da equipe, além do ótimo armador argentino Luciano De Cecco e do meio de rede Marko Podrascanin, da seleção da Sérvia.

Na final da Copa Itália, o Perugia venceu o Cucine Lube Civitanova por 3 sets a 1, parciais de 16-25, 25-22, 25-20, 27-25, com 20 anotações para Atanasijevic e um aproveitamento combinado dos dois centrais de quase 90% nas cortadas – juntos, Podrascanin e Simone Anzani atacaram 19 bolas e pontuaram 17 vezes. Os 22 pontos do oposto Tsvetan Sokolov e os 18 do ponta Osmany Juantorena não mudaram o rumo da partida.

Siga o @saidaderede no Twitter
Curta a página do Saida de Rede no Facebook

Pela liga italiana feminina, quem se deu muito bem na rodada do fim de semana foi o Savino Del Bene Scandicci. A equipe da central Adenizia bateu o myCicero Volley Pesaro por 3 a 0 (25-20, 25-13, 25-13), com nada menos que 25 da oposta sueca Isabelle Haak, e chegou a 39 pontos na tabela, mantendo-se na terceira posição do campeonato e encostando nas duas primeiras colocadas.

Saugella Monza, de Ortolani, levou a melhor sobre o Conegliano (divulgação/Monza)

O líder Imoco Volley Conegliano foi a Monza, concedeu 34 pontos em erros e perdeu para a equipe da casa por 3 sets a 1 (25-18, 25-19, 21-25, 25-22).

O bom para o Conegliano, que tem 44 pontos, é que o vice-líder Igor Gorgonzola Novara perdeu por 2 a 3 para o Foppapedretti Bergamo e só descontou um ponto dos cinco de desvantagem que tinha – foi a 40. No próximo sábado (dia 3), o jogo entre Scandicci e Novara vai valer a segunda posição da liga.

Turquia
Enquanto o Eczacibasi VitrA e o VakifBank se deram bem na rodada, a pressão sobre o Fenerbahçe só aumentou.

Com 15 pontos de Tatiana Kosheleva, o Galatasaray aplicou 3 a 0 (25-23, 25-20, 25-19) sobre o Fenerbahçe e deixou o time de Natália mais distante dos líderes da liga turca feminina – o Eczacibasi fez 3-0 sobre o Ilbank, mesmo placar da vitória do VakifBank contra o Nílufer.

Fenerbahçe, de Natália: situação delicada na temporada (divulgação/Fenerbahçe)

O revés veio logo após as atuais campeãs da Turquia perderem do Conegliano, em casa, pela Liga dos Campeões e ficarem numa situação delicada na competição europeia. O Fenerbahçe está em terceiro no grupo B, atrás do próprio Conegliano e do Novara, e agora precisa vencer as rivais italianas fora de casa para sobreviver no torneio.

Já na liga masculina, apenas uma equipe entre as cinco primeiras colocadas venceu na rodada. O líder Halkbank fez 3-0 sobre o Fenerbahçe, quarto colocado, e ampliou para três pontos a distância sobre o Ziraat Bankasi – que não ganhou nenhum set contra o Maliye Piyango.

Rússia
Depois da rodada de fim de semana, o Belogorie Belgorod – do central Dmitry Muserskiy – mal consegue enxergar o Zenit Kazan na tabela da liga russa masculina. Isso porque os campeões mundiais de 2014 receberam o Yugra Surgut, que ocupa a modesta décima posição no campeonato, perderam por 3 a 1, com parciais de 21-25, 26-24, 25-21, 25-12.

Belogorie, de Muserskiy, tropeça e Zenit se distancia (Belogorie Belgorod)

Com a vitória por 3 a 0 sobre o Yenisei Krasnoyarski, o Zenit Kazan abriu seis pontos sobre o Belogorie – que até havia começado o ano lhe tomando o primeiro posto na competição, mas desde então tem oscilado.

O campeonato feminino, sem grandes novidades, segue com a liderança do Dínamo Kazan, que fez 3-1 sobre o Zarechye Odintsovo, secundado pelo Dínamo Moscou, que não perdeu nenhum set contra o Sakhalin.

Polônia
E não é que o Zaksa Kedzierzyn-Kozle se deu mal? O time que lidera folgadamente a PlusLiga perdeu a semifinal da Copa da Polônia por 3 a 1 para o Trefl Gdansk (sexto colocado no nacional), no sábado (27), e teve de assistir à final do torneio pela televisão.

O título da competição ficou com o próprio Gdansk, que fez 3 a 0 no PGE Skra Belchatow, no domingo, com parciais de 25-21, 25-22, 25-22 – 16 pontos do oposto Damian Schulz, eleito o melhor jogador do certame.

Gdansk comemora título da Copa da Polônia (Piotr Sumara/PlusLiga)

Na liga feminina, o LKS Lodz, da ponta Regiane, segue na liderança, mas agora apenas o set average o separa do Chemik Police.

A equipe da brasileira sofreu, mas venceu em casa o Muszyna por 3 a 2 (25-19, 22-25, 20-25, 27-25, 15-13). Regiane anotou 18 pontos. O Chemik Police, por sua vez, contou com 23 pontos da vice-campeã olímpica Bianka Busa, da Sérvia, para fazer 3-1 sobre o Trefl Proxima Krakow.

Agora, as duas equipes têm 39 pontos, 14 vitórias e uma derrota. A diferença é que LKS tem set average de 2,9 contra 2,6 do Chemik.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede