Topo

Saída de Rede

Destaque da Superliga deixa as quadras para se dedicar aos estudos

Carolina Canossa

08/06/2017 06h00

Mesmo com Pinheiros sendo eliminado nas quartas, Bárbara foi a sétima maior pontuadora da Superliga (Foto: Divulgação)

Sétima maior pontuadora da edição 2016/2017 da Superliga feminina, a oposta Bárbara despertou o interesse de diversos clubes na atual abertura do mercado do vôlei. Todos eles, porém, receberam um "não" como resposta. Mas o motivo é bastante nobre…

Com 30 anos completados no último mês de maio, a atacante do Pinheiros decidiu retomar o desejo de estudar. Formada há 12 no Ensino Médio, ela até tentou fazer alguns cursos desde então, mas a rotina pesada de treinos e jogos prejudicaram sua produtividade. A decisão então foi se afastar das quadras e já neste mês Bárbara inicia um curso de Personal Stylist na Faculdade Belas Artes.

Na seleção, Drussyla se adapta à nova fase: "Tudo aconteceu muito rápido"

Conheça o incrível sistema que forma atletas de vôlei nos EUA

"Foi uma decisão bem difícil, só que temos que pensar pelo outro lado: quando eu parar de jogar vôlei, o que vou fazer da minha vida? Joguei durante 17 anos, não sei fazer outra coisa. Pensei um pouco e isso pesou", comenta a jogadora, em entrevista exclusiva ao Saída de Rede.

Apaixonada por moda, Bárbara já tem um embrião do que pretende transformar em uma nova fonte de renda: a conta de Instagram @alta_ajuda, criada em 2015 e focado em dicas e tendências para mulheres com altura acima da média. "Mais para frente, penso em me envolver com alguma marca para ajudar as altas. É um segmento que precisa e, como estou em um meio de muita gente grande, acho que pode dar muito certo. Posso ajudar a envolver alguma atleta para fazer marketing, por exemplo", planeja.

Abaixo, uma amostra do trabalho da atleta no Instagram:

A mudança na carreira era uma ideia que estava na cabeça da jogadora desde o início da temporada passada, quando ela acertou com o Pinheiros. Curiosamente, no entanto, o bom desempenho em quadra quase a fez desistir dos planos. "Às vezes quando a gente planeja, as coisas não saem como pensamos: eu mesma não imaginava que eu faria uma temporada como a que eu fiz. Até fiquei esperando para ver se eu poderia ser convocada para a seleção, só que não rolou. Acho que isso tornou a decisão um pouquinho mais fácil", destaca Bárbara, que chegou a vestir a camisa amarela no passado.

Boa atuação na temporada quase fez Bárbara adiar os planos de estudar (Foto: Wander Roberto/Divulgação/CBV)

A perda de uma fonte de renda garantida foi outro fator crucial. "Desde os 13 anos comecei a ganhar um dinheiro e hoje em dia algumas pessoas dependem de mim. Mas conversei bastante com o meu marido e vimos que não é algo pra eu ficar desesperada, até porque não quero ficar parada e sim investir em alguma coisa", conta a atleta, que não descarta a possibilidade de retornar às quadras em 2018. "Quero estudar e ver se é isso o que eu quero. Se for, é fugir do vôlei. Agora, se acabar o ano e eu ver que devo voltar pra minha rotina antes, eu volto", afirma.

GRAVIDEZ À VISTA

O desejo de ser mãe também pode pesar na futura decisão de Bárbara. "Estou casada há sete anos e, desde então, a família pede neto. Chega uma hora que não dá mais pra fugir e agora estou começando a pensar por esse lado. Acho que as coisas vão se encaixando conforme o tempo passa…", reflete a atleta.

Enquanto o momento de dar um novo passo não chega, a oposta curte a rotina mais leve: "Não tenho mais aquela rotina de cobrança o dia inteiro. Faço meus horários, vou pro pilates… estou super feliz. Meu medo era não ficar assim, mas está acontecendo ao contrário e me sinto plena. Tudo está dando certo".

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede