Astro da seleção francesa, N'gapeth se lesiona às vésperas do Mundial
Forte candidata ao título do Campeonato Mundial de vôlei masculino, cujo início está programado para o próximo dia 9, a seleção francesa recebeu uma péssima notícia: o ponteiro Earvin N'gapeth, o principal jogador do grupo comandado por Laurent Tillie, sofreu uma lesão no abdômen durante treinamento realizado na última quarta-feira, (29) e terá que ficar de duas a três semanas afastado das quadras.
Sendo assim, N'gapeth será desfalque, no mínimo, na estreia da França na competição, contra a China em 12 de setembro. Porém, ainda que tenha condições de jogo rapidamente, fica a dúvida em relação ao ritmo dele para as demais partidas do torneio, especialmente na primeira fase, incluindo o confronto contra o Brasil em 13 de setembro.
Jogador de muita técnica e enorme habilidade, N'gapeth é um dos astros do voleibol mundial na atualidade. Sem ele, a equipe da França perde muita força: no Campeonato Europeu de 2017, por exemplo, os "Bleus" foram eliminados ainda nas oitavas de final com N'gapeth jogando no sacrifício por conta de uma lesão nas costas.
Apesar de a Federação Francesa tentar transparecer tranquilidade e confiança na nota oficial que divulgou sobre o assunto, há um clima de apreensão no ar: nem o jogador e nem o técnico Laurent Tillie deram declarações sobre o problema até agora. Neste domingo (2), a seleção francesa fará um jogo de preparação contra a Sérvia em Paris – na semana passada, o time participou de um torneio amistoso na Polônia, sendo derrotada pela seleção de casa (3-2) e pela Rússia (1-3), e vencendo o Canadá (3 a 1).
Além de China e Brasil, o grupo da França no Campeonato Mundial conta com Canadá, Egito e Holanda – os quatro melhores avançam à segunda fase, onde carregam os resultados desta primeira etapa na tentativa de se manter na luta pelo título. A grande decisão será jogada em 30 de setembro, na cidade italiana de Turim.
Campeã da Liga Mundial em 2015 e 2017 e vice na edição 2018, rebatizada de Liga das Nações, a França ainda fica devendo quando o assunto são os torneios mais valiosos do vôlei: na Olimpíada do Rio, por exemplo, a equipe decepcionou ao sequer passar da primeira fase, enquanto em Campeonatos Mundiais o melhor resultado é a terceira colocação em 2002 – na última edição, em 2014, o time terminou em quarto lugar depois de perder a semifinal para o Brasil no tie-break.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.