Topo

Saída de Rede

Brasil volta a vencer a Holanda em preparação para o Campeonato Mundial

Carolina Canossa

21/08/2018 00h12

Holanda se esforça em quadra, mas Brasil vence o segundo amistoso (Foto: Michael Dantas/Inovafoto/CBV)

Por Naiara Araújo 

Após a vitória brasileira por 3 sets a 0 diante da Holanda no sábado (18), o Brasil voltou a encontrar a seleção holandesa nesta segunda-feira (20) para mais um amistoso. Diferente do que aconteceu no primeiro jogo, quando o Brasil jogou com mais tranquilidade, o reencontro com a Holanda mais difícil no segundo amistoso. Mesmo com todos os esforços da equipe adversária, a seleção brasileira venceu por 3 sets a 1, parciais de 23-25, 25-17, 25-23 e 25-19.

O técnico Renan Dal Zotto decidiu começar a partida com Bruninho, Lucas Loh, Wallace, Maurício Souza, Kadu, Lucão e o líbero Thales. A principal diferença em relação ao primeiro amistoso foi a ausência de Lipe como titular. O atleta, que está se recuperando de uma tendinite e deixou o último jogo com dores, fez apenas uma breve participação no primeiro set, quando foi colocado em quadra para equilibrar a partida.

Do lado da seleção holandesa entraram em quadra Daan Van Haarlem, Maarten Van Garderen, Jasper Diefenbach, Wouter Ter Maar, Michael Parkinson e o líbero Drik Sparidans. Os amistosos contra o Brasil estão desafiando os jogadores da Holanda e devem ajudar muito o técnico Gido Vermeulen na preparação da sua equipe. Nas duas partidas ficou evidente o esforço dos holandeses para pressionar a seleção brasileira e tentar uma vitória em cima dos campeões olímpicos.

A seleção brasileira não começou a partida jogando bem em Manaus nesta segunda-feira (20). O time acabou falhando na reta final do primeiro set e deu espaço para a Holanda abrir vantagem e vencer por 25 a 23 pontos. Já no segundo set o grupo conseguiu recuperar o ritmo e acertar as jogadas, garantindo a vitória por 25 a 17 pontos. Os holandeses não fizeram uma excelente partida, mas conseguiram segurar os brasileiros. No terceiro set o Brasil deixou a desejar no ataque, mas ainda assim saiu na frente vencendo por 25 a 23 pontos.

O jogo foi decidido no quarto set, com vitória brasileira por 25 a 19 pontos. Os destaques da partida foram os centrais Lucão e Maurício Souza, ambos foram responsáveis por jogadas decisivas, principalmente nos dois últimos sets.

Após a segunda vitória diante dos holandeses, a expectativa é de que o Brasil continue firme na fase de preparação e faça um melhor jogo no próximo amistoso. Para a equipe comanda por Renan, é muito melhor enfrentar um rival mais desafiador e ter a oportunidade de trabalhar diferentes jogadas, como aconteceu nesta segunda-feira em Manaus.

O último jogo da série de três amistosos acontece na quarta-feira (22) em Belém.  Os duelos entre Brasil e Holanda fazem parte da preparação de ambas equipes para o Campeonato Mundial, que acontecerá entre 9 e 30 de setembro, na Bulgária e na Itália. As duas equipes estão no grupo B, ao lado de China, França, Egito e Canadá, e voltarão a se encontrar na primeira fase do Mundial.

Curta o Saída de Rede no Facebook 

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

 

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede