Topo

Saída de Rede

Conflito com clube e lesões de ponteiros: os dramas de Renan para o Mundial

Carolina Canossa

17/07/2018 17h55

Lucarelli não tem condições físicas de retornar aos treinamentos preparatórios ao Mundial e foi dispensado temporariamente (Créditos: Divulgação/FIVB)

Por Daniel Rodrigues

As coisas não andam fáceis para a seleção masculina de vôlei, comandada pelo técnico Renan Dal Zotto. Após o quarto lugar na Liga das Nações e a perda do ponteiro Maurício Borges, submetido a uma cirurgia no joelho direito, o grupo deve ter mais uma baixa: o campeão olímpico Lucarelli.

Presente na primeira convocação para o Campeonato Mundial, que será disputado de 9 a 30 de setembro, na Bulgária e na Itália, o ponteiro viu seu clube, o EMS Taubaté Funvic, apresentar resistência para liberá-lo, alegando que o jogador ainda não apresenta condições físicas ideais. Atualmente, Lucarelli se recupera de uma cirurgia delicada realizada em novembro, após sofrer uma lesão no tendão de Aquiles.

Em entrevista ao Jornal O Tempo, de Minas Gerais, depois da convocação, Ricardo Navajas, diretor técnico do Taubaté, foi enfático: "A parte técnica do time não precisa se envolver. Isso é uma questão médica. O Lucarelli não tem a menor condição de prática esportiva, é algo muito simples. A previsão de atuar em bom nível, treinando e jogando normalmente, é quando a Superliga começar. Tenho certeza que o clube, a seleção e o próprio jogador não vão querer correr este risco. Se ele começou a recuperação no time, será também dentro do clube que ele irá finalizá-la, até estar 100% fisicamente. Não há tempo hábil para ele se recuperar e jogar o Mundial. Seu déficit, atualmente, é muito grande. Ele ainda está debilitado e vai precisar de cerca de quatro meses para voltar a estar bem".

Diante deste cenário, na manhã desta terça-feira (17) o entrave foi resolvido após a realização de uma reunião entre os departamentos médicos da seleção masculina e do clube, que apresentou exames que mostram que Lucarelli ainda não tem condições físicas de retornar aos treinamentos preparatórios ao Mundial. Assim, ele foi dispensado temporariamente e será reavaliado no mês de agosto.

Se realmente não puder contar com Lucarelli, a missão de Renan no Mundial não será nada fácil. Atualmente, o técnico conta para a posição com o ponteiro Lipe, que também se recupera de uma lesão no cotovelo, Lucas Lóh, Douglas Souza, que não convenceram na Liga das Nações, e os inexperientes Rodriguinho, Victor e Kadu, que está como atleta convidado.

 

 

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede