Topo

Saída de Rede

Com Lucas Lóh, Brasil vence Austrália e se recupera na Liga das Nações

Carolina Canossa

22/06/2018 10h46

  A presença do habilidoso Lucas Lóh mudou a configuração do sistema de jogo brasileiro (Foto: Divulgação/FIVB)

Por Daniel Rodrigues

Desta vez podemos dizer que a seleção masculina "deu sorte" em relação ao primeiro adversário na quinta rodada da Liga das Nações. Após o último final de semana, quando perdeu seus três confrontos, o Brasil precisava de um resultado positivo e, de preferência, em sets diretos, para recuperar a confiança na competição. E foi o que aconteceu. Sem desmerecer a Austrália, que vem apresentando um voleibol consistente, com cinco vitórias no torneio, mas sem tanta tradição no cenário internacional, os comandados de Renan Dal Zotto conseguiram se impor do início ao fim e conquistaram três pontos diante dos australianos, com parciais de 25-22, 25-19 e 25-19.

Os pontos altos da partida desta sexta-feira (22) foram a recepção mais consistente, possibilitando a utilização eficiente dos centrais, a entrada do ponteiro Lucas Lóh e o desempenho seguro do líbero Thales.

Falha constante nos três últimos tropeços da seleção brasileira, o passe contra a Austrália foi bem mais constante, com Thales, Lucas Lóh e Maurício Borges entregando a maioria das bolas na mão do levantador Bruninho, resultando em uma ótima distribuição. Prova disso foram os 11 pontos do central Lucão, voltando a ser uma das bolas de segurança do time.

A presença do habilidoso Lucas Lóh no grupo titular também mudou a configuração do sistema de jogo brasileiro. O ponteiro, responsável por colocar 12 bolas no chão, pareceu passar mais segurança, tanto no sistema defensivo, como nos ataques, dividindo a responsabilidade de virar bolas importantes com o oposto Wallace, maior pontuador da manhã, com 16 pontos. É fato que o jogador não é o "salvador da pátria" e nem deve ter essa responsabilidade, mas o desempenho de Lucas nesta primeira partida é animador e até gera um questionamento: Renan precisava esperar a última semana classificatória da Liga das Nações para testar o ponteiro?

Um outro aspecto positivo e que é motivo de comemoração por parte da torcida brasileira, é a segurança do líbero Thales. Em evolução constante, o jogador de 29 anos vem se firmando com consistência ao longo das chances que está tendo e parece estar cada vez mais à vontade para defender o atual campeão olímpico.

Com os três pontos somados na classificação, o Brasil volta à quarta colocação mais ainda precisa melhorar, principalmente pensando a médio prazo, para o Mundial. No primeiro set, os brasileiros apresentavam certa margem no placar, mas deixaram a Austrália virar o marcador e liderar por 20 a 19. Com ataques providenciais de Lucas Lóh e a inversão de sucesso, com William e Evandro, os sul-americanos conseguiram reverter a situação adversa e sair com a vitória.

O próximo compromisso da seleção brasileira será na manhã deste sábado (23), quando irá enfrentar a forte Polônia, às 7h10 (Brasília).

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede