Após lesão no joelho, Natália investe em recuperação para disputar Mundial
Após jogar duas temporadas pelo Fenerbahçe, na Turquia, Natália voltou ao Brasil. A ponteira quer acertar com um clube nacional e se recuperar da lesão no joelho direito, uma tendinite crônica, para estar em boa forma e disputar o Mundial, no Japão, de 29 de setembro a 20 de outubro. O objetivo é ajudar a seleção brasileira a trazer a inédita medalha de ouro.
"Tive uma temporada muito difícil, com um problema no joelho direito. Por isso, não renovei e voltei para o Brasil porque sei que aqui terei todo o suporte da parte médica. Minha intenção é me recuperar totalmente, fazer uma boa temporada e ficar bem fisicamente", explica Natália. Ela afirma estar negociando com alguns times, mas que ainda não fechou com ninguém.
Siga @saidaderede no Twitter
Curta o Saída de Rede no Facebook
Seu maior sonho é conquistar a medalha de ouro no Mundial 2018. "Esse é o meu foco principal, fazer todo o treinamento e me recuperar. O Mundial é muito importante para a gente e quero estar bem preparada".
Natália está treinando no Centro Dois Andares, sob orientação do preparador físico da seleção brasileira de vôlei feminino, o bicampeão olímpico José Elias Proença. A jogadora desenvolveu uma tendinite crônica no joelho, o que gera muita dor na região. Para se recuperar, ela precisará de treinamento direcionado durante cerca de três meses, período em que ficará afastada das quadras. Por isso, não participará da Liga das Nações.
Alinhamento biomecânico
José Elias de Proença explica que o foco do treinamento de Natália é o alinhamento biomecânico, para ajustar o tornozelo e o quadril e, dessa forma, fazer com que o joelho responda às situações de jogo de forma mais confortável e protegendo a articulação. Além disso, é importante organizar toda a postura e o alinhamento corporal. "Felizmente não será necessária nenhuma cirurgia e a recuperação promete ser rápida", comemora Natália.
"A metodologia Dois Andares, com base em pilates, será importante para a recuperação da Natália, proporcionando melhor alinhamento biomecânico em função das ações do voleibol que, no caso dela, é passar, arrancar e saltar", ressalta José Elias.
A atleta também enxerga a metodologia de José Elias como fundamental para sua recuperação. "Nós, atletas, dependemos muito do alinhamento do nosso corpo. Eu venho treinando isso mais a cada ano e o Zezinho (apelido de José Elias) me conhece desde meus 16 anos e cuida muito da minha postura. Por ter ficado lá fora por duas temporadas, eu relaxei nisso, e agora vou me dedicar para não ter mais problemas", reforça a ponteira.
Prevenção
A dificuldade de Natália é comum a diversas pessoas, inclusive a quem não é atleta. "Meu problema é mecânico, eu tenho algumas partes meio fracas que eu preciso dar uma reforçada, que é glúteo médio, panturrilha, quadríceps, minhas costas". As estruturas mais fracas e sem o alinhamento correto acabam sobrecarregando o joelho, o que causa a lesão. "Acho importante ter preocupação com a postura para não ter sequelas lá na frente", diz Natália.
O Centro Dois Andares, idealizado pela ex-jogadora Ana Moser e José Elias de Proença, é mais uma iniciativa que nasceu do Instituto Esporte & Educação (IEE). Em 17 anos, o IEE já levou o esporte para mais de 3,1 milhões de crianças e capacitou mais de 40 mil professores e estagiários em todo o país. O instituto foi criado e é presidido por Ana Moser.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.