Topo

Saída de Rede

Pressionado, Sada usa mesmas armas de Taubaté para ressurgir na semifinal

Carolina Canossa

13/04/2018 23h50

Agressivo, Sada Cruzeiro de Leal não deu chances para o Taubaté de Wallace (Foto: Rafinha Oliveira / EMS Taubaté Funvic)

"Não está morto quem peleia". O velho ditado é gaúcho, mas serve muito bem para representar a noite do Sada Cruzeiro na Superliga masculina de vôlei. À beira da eliminação na semifinal depois de duas derrotas, a equipe mineira deu um show nesta sexta (13), fez 3  a 0 (25-20, 25-19 e 25-17) sobre a EMS Taubaté Funvic e ressurgiu na série melhor-de-cinco.

Diante de sua torcida, que lotou o ginásio do Riacho, o time comandado pelo técnico Marcelo Mendez usou justamente as armas que vinham dando vantagem ao rival até então na série: o saque e um oposto matador. Ineficientes nos dois jogos anteriores, os serviços dos cubanos Leal e Simon finalmente apareceram e ainda ganharam o reforço do venenoso saque do levantador argentino Nicolas Uriarte, para desespero da linha de passe formada por Thales, Dante e Ivovic.

Simon admite: "Sada baixou um pouco o nível de jogo"

Fabiana: "Praia se preparou a Superliga inteira para esta final"

Juntos, os estrangeiros do Cruzeiro marcaram sete aces e fizeram com que a eficiência na recepção de Taubaté fosse de apenas 26%. Sem o passe na mão, o levantador Rapha não só viu um Wallace pouco inspirado (8 pontos) como também cometeu erros em combinações de jogada e de dois toques.

Do outro lado da rede, Evandro e Leal viraram aproximadamente 70% das bolas recebidas, somando 14 pontos cada. Não fosse pela boa passagem de Ivovic no saque no meio do primeiro set, que fez um 13-7 virar 13-13, poderíamos dizer que o Sada jogou em ritmo de treino justamente na partida em que esteve mais pressionado.

Se perder para uma equipe do nível do Sada é algo até esperado, resta agora saber como a equipe paulista vai reagir à maneira como o revés se deu. A boa notícia para Taubaté é que a chance de recuperação será em casa, no ginásio do Abaeté, em duelo programado para a próxima terça-feira (17), às 19 horas.

Na outra semifinal, o Sesi tem 2 a 0 sobre o Sesc-RJ e pode garantir a classificação já neste sábado (14). Para isso, basta o time paulista vencer os rivais, contra quem ainda estão invictos nesta temporada, mais uma vez a partir das 15 horas.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede