Topo

Saída de Rede

Vôlei Nestlé se aproveita da falta de poder de decisão rival e vai à semi

Carolina Canossa

17/03/2018 22h40

Vôlei Nestlé foi mais consistente para chegar à semifinal (Fotos: João Neto / Fotojump)

A expectativa era que Vôlei Nestlé e Hinode Barueri fizessem o encontro mais equilibrado das quartas de final da Superliga feminina 2017/2018. De fato, emoção não faltou: chances alternadas, ralis intensos, erros evitáveis e uma interessante disputa particular entre as opostas Tandara e Skowronska deram o tom da série melhor-de-três, que foi encerrada em 2 a 0 após a vitória de Osasco fora de casa na noite deste sábado (17) por 3 sets a 1, parciais de 25-18, 17-25, 25-21 e 26-24.

A reta final do último set disputado no ginásio José Corrêa foi representativo da série: quando poderia ter o contra-ataque para fazer 24 a 22, um erro bobo (rede de Jaqueline) empatou a parcial em 23 pontos. A equipe da casa ainda teve o set point pouco depois, mas deixou a oportunidade escapar. Na sequência, Skowronska tomou um tocaço de Tandara que colocou o placar em 24-25. Aí, foi preciso apenas um ataque rápido pelo meio de Ninkovic para a assegurar a continuidade do tradicional time de Osasco na competição.

Erros individuais à parte – a polonesa jogou em alto nível neste sábado, enquanto Jaque foi importante para desafogá-la no ataque mesmo com dores no ombro direito -, uma equipe que deseja estar entre as quatro melhores do país não pode pecar tanto em momentos decisivos. A mesma situação já havia ocorrido no domingo passado (11), quando Barueri poderia muito bem ter vencido três dos quatro sets disputados no José Liberatti.

Tandara foi bem marcada, mas ainda assim fez 21 pontos

Ainda que a quinta colocação na Superliga não seja ruim para um time que sequer existia há dois anos, a comissão técnica comandada por José Roberto Guimarães provavelmente irá lamentar também a falta de consistência apresentada em seu primeiro mata-mata na elite. Foram muitos altos e baixos no saque e no bloqueio. Um exemplo: só no segundo set, Barueri conquistou cinco pontos no bloqueio, mesma quantidade do obtido em todo o restante da partida.

A eliminação do Hinode significa também o fim (temporário?) da oportunidade de o fã brasileiro ver de perto uma das melhores levantadoras em atividade no mundo atualmente, Carli Lloyd. Contratação de última hora, a americana chegou apenas na segunda quinzena de janeiro ao Brasil, mas adaptou-se rapidamente e elevou o jogo da equipe a outro patamar. Faltou ajustar um pouco melhor o entrosamento com Thaisa, mas, a julgar pelo contexto geral, sua passagem por aqui é digna de aplausos.

Torcida de Barueri quebrou o recorde de público da atual edição da disputa: 5000 pessoas (Foto: Gaspar Nobrega/Inovafoto)

Por outro lado, continuaremos a ver de perto Tandara por mais algumas semanas. Melhor jogadora do país na atualidade, ela saiu de quadra com 21 pontos mesmo estando bem marcada. As ponteiras Angela Leyva e Mari Paraíba foram importantes para que o Vôlei Nestlé não sucumbisse em uma noite em que a estrela do time não brilhou tanto. É importantíssimo que isso volte a acontecer na semifinal, caso a equipe queira derrubar o Dentil/Praia Clube na série melhor-de-cinco que decidirá o finalista deste lado da chave.

Por fim, dois pontos: muito legal ver a volta de Camila Brait ao vôlei, menos de quatro meses após a cesárea que trouxe sua primeira filha, Alice, ao mundo. Relacionada pela primeira vez desde então, a líbero fez rápidas passagens pelo fundo de quadra no terceiro e quarto sets, mas aparentou estar em forma e pode ser muito útil em um elenco que tem deficiências de passe. Celebremos também a torcida de Barueri, que estabeleceu o novo recorde de público em um jogo da atual edição da disputa (5000 pessoas) e fez uma bonita festa na tentativa de apoiar a equipe da casa.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede