Topo

Saída de Rede

Derrota para Novara na Itália elimina Fenerbahçe da Liga dos Campeões

João Batista Junior

23/02/2018 06h00

Egonu ataca contra bloqueio do Fenerbahçe e Plak observa: dupla fundamental na vitória do Novara (fotos: CEV)

Campeão europeu na temporada 2011/2012, o Fenerbahçe entrou num grupo complicado nesta edição da Liga dos Campeões feminina e não chegou nem perto de se classificar aos playoffs da competição. O time, neste ano, manteve a ponta Natália, a levantadora tailandesa Nootsara Tomkom, contratou a atacante azeri Polina Rahimova, mas não se recuperou da perda da sul-coreana Kim Yeon Koung, que trocou o clube pelo Shangai, da China.

Na quinta-feira, pela quinta e penúltima rodada da fase de grupos, o Fenerbahçe perdeu por 3 a 0, na Itália, para o Igor Gorgonzola Novara (25-23, 25-18, 25-13) e vai apenas cumprir tabela, semana que vem, contra o Agel Prostejov (Rep. Tcheca).

Precisando vencer a qualquer custo para seguir na briga por uma vaga nos mata-matas, as atuais campeãs da Turquia acabaram sendo presa fácil do Novara. Desfalcado de Natália, fora de combate há algumas semanas por conta de uma lesão, o sexteto visitante teve Rahimova como maior anotadora do time, com dez pontos anotados. Do outro lado da rede, a ponta holandesa Celest Plak obteve 17 anotações e a oposta Paola Egonu, 16.

Conegliano já está na garantido na próxima fase

Na soma dos quatro confrontos contra as equipes italianas da chave – o líder Imoco Volley Conegliano e o vice-líder Novara –, o Fenerbahçe acumulou quatro derrotas e apenas três pontos em reveses no tie break. A única vitória do time na competição foi diante do fraco Prostejov.

Neste grupo B, o Conegliano, já classificado, e o Novara, que só precisa de um ponto para chegar aos playoffs, se enfrentam na última rodada pela primeira posição da chave.

Siga o @saidaderede no Twitter
Curta a página do Saída de Rede no Facebook

Classificados
Além do Conegliano, outros quatro times já têm lugar certo nos mata-matas da Champions League feminina – Alba Blaj, VakifBank, Galatasaray e Dínamo Kazan. Três equipes ainda disputam duas vagas entre as melhores segundas colocadas das chaves.

O Volei Alba Blaj, da Romênia, com 29 pontos da cubana Yilian Cleger, fez 3 a 1 sobre o Rzeszow, da Polônia, e garantiu o primeiro lugar do grupo A. Nesta chave, o Volero Zürich bateu o Mulhouse, da França, também em quatro sets, e vai receber o Alba Blaj, tendo de vencer para não depender de mais nada e seguir no torneio como uma das três melhores equipes segundas colocadas desta fase.

Time do Galatasaray festeja classificação junto com a torcida

Quem também chega à última partida já sabendo que irá aos mata-matas são o VakifBank e o Galatasaray. As equipes turcas do grupo D venceram na jornada – destaque para o 3-1 do Galatasaray sobre o Dínamo Moscou, com 18 pontos da central trinitina Sinead Jack – e agora vão se enfrentar para saber quem passa em primeiro ou segundo no grupo.

Já na chave C, o Chemik Police (Polônia) tinha tudo para ficar com uma das vagas reservadas aos segundos colocados, porém precisou de cinco sets, na rodada anterior, para vencer o inexpressivo Maritza Plovdiv, perdeu para o Dínamo Kazan, na quarta, por 3 a 1, e chegará à última rodada tendo de conquistar três pontos contra o já eliminado Vizura Ruma e torcendo para que o Novara ou o Volero Zürich tropece.

Toda a sexta rodada desta fase será disputada na próxima terça-feira, 27.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede