Topo

Saída de Rede

Sesc bate Taubaté em jogo que a arbitragem estragou

João Batista Junior

21/12/2017 23h56

Vitória sobre Taubaté deixou Sesc na liderança provisória da Superliga (foto: Rafinha Oliveira/EMS Taubaté Funvic)

Um erro bisonho da arbitragem, na reta final do segundo set, estragou o que era, até ali, a melhor partida desta edição da Superliga masculina. O 3 a 0 do Sesc sobre o EMS Taubaté Funvic, na noite desta quinta-feira, no interior paulista, não atesta o equilíbrio que o duelo apresentou, e o placar dilatado no último set não condiz com a qualidade do voleibol apresentado pelas duas equipes nas duas primeiras parciais.

A equipe carioca venceu em sets diretos, com parciais de 25-23, 25-23, 25-18. Era uma partida em que a distribuição de bolas pelo lado do Sesc dava bastante trabalho ao sistema defensivo do Taubaté, enquanto o time da casa, com um bom saque, empreendeu reação que poderia ter facilmente estendido a partida. No entanto, um erro clamoroso de um dos árbitros de linha mudou o panorama do duelo.

Siga o @saidaderede no Twitter
Curta a página do Saida de Rede no Facebook

A estratégia Thiaguinho, levantador do Sesc, foi um dos principais fatores da vitória carioca no set de abertura. Mesmo sem dois ponteiros definidores por excelência – João Rafael e Mauricio Borges –, o armador visitante começou a partida acionando bastante os atacantes da entrada de rede para só depois da metade da parcial jogar com o oposto Renan, que encarava um bloqueio muitas vezes simples ou quebrado.

Contra uma das melhores linhas de passe da Superliga, Taubaté obteve bons resultados no segundo set alternando o saque entre o viagem e o flutuante. Enquanto os pontas Dante e Ivovic tinham dificuldade para vencer o bloqueio adversário, Raphael teve em Wallace sua melhor opção para o ataque. A parcial parecia perdida para o lado carioca, mas eis que a relação bloqueio e defesa do Sesc melhorou, o time apresentou mais volume de jogo, contou com alguns erros de saque do sexteto da casa e empatou no placar. Foi quando a arbitragem fez diferença.

Com 23-23, Mauricio Borges sacou nitidamente para fora, mas o árbitro de linha apontou bola dentro. Na exacerbada (e compreensível) reclamação dos anfitriões, um cartão vermelho rendeu novo ponto para o Sesc, o que encerrou bruscamente o set.

Como era previsível, o equívoco da arbitragem e a discussão no fim da segunda etapa influenciaram diretamente o desempenho do Taubaté no terceiro set. A comissão técnica seguiu reclamando, recebeu outro cartão vermelho ainda no primeiro terço da parcial e, a partir daí, o Sesc não teve mais trabalho para fechar a partida. Uma pena, era um jogão.

Com a vitória, o Sesc assumiu provisoriamente a liderança da Superliga, com 31 pontos em 12 jogos – um ponto e uma partida a mais que o Sada Cruzeiro, que só enfrenta o Corinthians-Guarulhos, no complemento da rodada, no dia 16 de janeiro. O EMS Taubaté Funvic, com 25 pontos, caiu para o quarto lugar, sendo ultrapassado pelo Sesi, que venceu Maringá por 3-0.

A Superliga masculina só volta no próximo dia 13, na segunda rodada do returno, com um duelo entre Sesc e Sada Cruzeiro, no Rio.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede