Topo

Saída de Rede

Zé Roberto não vê problemas em convocar Tifanny: "Precisa ver o nível"

Carolina Canossa

08/12/2017 18h38

Tifanny já atuou pela Série B da Liga Italiana feminina (Foto: Divulgação)

A contratação de Tifanny Abreu pelo Vôlei Bauru gerou polêmica entre os fãs de vôlei: por ser transexual, a ponteira/oposta não teria vantagem em relação às demais jogadoras da Superliga? Mas, para o técnico da seleção brasileira feminina de vôlei, a questão se resolve de maneira simples: assim que Tifanny tiver o ok para jogar, ela será encarada como qualquer outra atleta, inclusive em relação a possíveis convocações.

"A partir do momento que ela tiver permissão de jogar, não vejo problema nenhum. Parto do princípio que as chances devem ser dadas a todas", comentou José Roberto Guimarães. "Se for elegível para a Superliga, ela também será elegível para uma possível convocação, assim como todas as atletas que jogam a Superliga. Não tenho nada contra", deixou claro.

Tifanny, 1ª trans da Superliga, se diz preparada para provocações em quadra

Estudos e norma do COI garantem Tifanny no voleibol feminino

Tifanny, que terminou o processo de transição do gênero masculino para o feminino no fim do ano passado, atuou pela primeira vez em um time feminino no início de 2017, quando defendeu o Golem Software Palmi, da segunda divisão italiana. Antes, ela havia atuado em ligas masculinas da Bélgica, Portugal, Espanha, França e Holanda. "Eu vi vídeos de ela jogando no Palmi, mas não a conheço pessoalmente", destacou o técnico. Na ocasião, a brasileira participou de oito partidas, marcando 211 pontos – apesar dos bons números, não foi suficiente para que a equipe avançasse às quartas de final.

Zé Roberto, porém, fez questão de ressaltar que sua opinião depende da aprovação da junta médica da CBV, que ainda está pendente – até o momento, Tifanny tem a liberação do Comitê Olímpico Internacional (COI) e da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), dois importantes passos para que seja autorizada a jogar na atual edição da Superliga. "É preciso esperar essas definições para depois ver o nível que ela vai jogar", explicou.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede