Topo

Saída de Rede

Time da Superliga inova e lança marca própria de cerveja

João Batista Junior

05/12/2017 06h00

Dentro das quadras, o JF Vôlei não tem tido muito o que comemorar nesta temporada. A duas rodadas da metade da Superliga, a equipe mineira venceu apenas um dos nove jogos que disputou e ocupa a 11ª e penúltima posição na tabela, com dois pontos conquistados – justamente sobre o Copel Telecom Maringá, lanterna da competição. Fora das quadras, no entanto, o clube de Juiz de Fora vai brindar (literalmente) uma parceira rara para o desporto olímpico do país.

Na tarde desta terça-feira, o JF vai lançar uma cerveja artesanal que leva a marca do clube. A bebida será produzida por um restaurante da cidade especializado no produto.

Siga o @saidaderede no Twitter
Curta a página do Saida de Rede no Facebook

A princípio, associar o nome de uma agremiação esportiva a uma marca de bebida alcoólica, nos tempos de agora, pode parecer estranho. Num exemplo recente do vôlei, a Brasil Kirin, empresa que patrocinava o time masculino de Campinas até a temporada passada, estampava no padrão de jogo dos atletas uma marca de refrigerante, embora também produzisse e comercializasse cerveja.

Por outro lado, o clube mineiro explicou ao Saída de Rede, através de sua assessoria de comunicação, que a cidade é um polo cervejeiro artesanal, o que atribui ao produto ares de vetor cultural do município. "É um produto de tradição juizforana. Nesse sentido, é nosso dever levar essa tradição aos quatro cantos do Brasil", afirmou o JF no comunicado.

"Entendemos que a gestão esportiva não é apenas uma ligação direta entre empresa e equipe, ou seja, apenas aplicação de marca, mas sim, trabalhamos com o conceito de que nosso produto esportivo é a emoção, o que vendemos é a emoção. Desta forma, buscamos através desta parceria divulgar, de maneira ampla, maciça e, até mesmo, emocional, que Juiz de Fora é um polo cervejeiro. Logo, o JF Vôlei busca mostrar e divulgar para todo o Brasil que Juiz de Fora fabrica produtos de qualidade, e que podemos ser referência na implantação deste conceito", projetou o clube.

A marca JF Vôlei
No esporte olímpico em geral, o desafio de manter-se em atividade, por vezes, é tão árduo para clubes e entidades afins quanto a própria disputa por pontos ou medalhas. Mais do que bons resultados nos ginásios, estádios e raias, patrocinadores buscam visibilidade para sua marca, o que faz a luta por espaço na mídia ser vital para a sobrevivência de qualquer projeto.

Cerveja artesanal: marca fortalece o clube (Divulgação/JF Vôlei)

No vôlei, então, essa disputa é travada desigualmente entre equipes de alto investimento, com jogos transmitidos pela TV com certa regularidade, e clubes de orçamento modesto, com resultados no âmbito esportivo pouco atraentes para o grande público.

Nesse aspecto, a busca do representante de Juiz de Fora no voleibol nacional pelo fortalecimento e consolidação de sua marca é uma ação que pode servir de modelo para quem queira manter o território conquistado entre os torcedores do próprio clube e também ganhar espaço entre os fãs da modalidade e os consumidores do produto.

"Essa ação objetiva aproximar o grande público ao produto esportivo multimodalidade, que busca não somente a qualidade em si, mas também fazer com que o público de um modo geral se sinta cada vez mais parte contribuinte do JF Vôlei e do esporte de Juiz de Fora", disse o clube.

Além da cerveja, o JF Vôlei adianta que há "conversas para que outros produtos no setor de alimentação" também estampem a marca do clube. "Buscamos aproximar todos os nossos parceiros e patrocinadores para que possamos desenvolver outros produtos", explicou.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede