Topo

Saída de Rede

Eficiente no ataque, Alan é destaque entre as "revelações" da Superliga

João Batista Junior

23/11/2017 06h00

Alan é o terceiro maior pontuador da Superliga 2017-2018 (foto: Helcio Nagamine/Fiesp)

Na pesquisa realizada pelo Saída de Rede no início desta Superliga, com técnicos e capitães das equipes participantes do naipe masculino, a maioria dos votos para "jogador revelação" do campeonato foi para o oposto Felipe Roque, do Minas, seguido do também oposto Alison Bastos (Copel Telecom Maringá) e do ponteiro Leozinho (JF Vôlei). Após sete rodadas, no entanto, quem desponta como principal candidato ao "posto" é Alan, atacante do Sesi.

Além dos quatro jogadores, dois outros atletas – estes, reservas – foram apontados como possíveis revelações do torneio: o meio de rede sesista Gabriel Bertolini, que tem sido inscrito para as partidas, mas não tem atuado, e o oposto minastenista Davy.

Veja como está, até aqui, a temporada dos "candidatos" a revelação da Superliga masculina.

Siga o @saidaderede no Twitter
Curta a página do Saida de Rede no Facebook

Alan
Suplente no Sada Cruzeiro (antes, de Wallace, depois, de Evandro), Alan foi para o Sesi nesta temporada junto com o levantador William e, com um terço de fase classificatória já ultrapassado, o jogador mostrou que tem aproveitado bem a oportunidade. Além de ser titular numa das equipes de ponta do vôlei nacional, ele tem tido um rendimento que o coloca entre os melhores atacantes do campeonato.

O atacante, de 23 anos, é o único dos votados como "aposta para revelação" na enquete do blog que aparece entre os cinco melhores das estatísticas da CBV em algum critério: é o terceiro maior pontuador do campeonato, com 117 acertos e tem a quinta melhor média de pontos da competição, com 4,18 pontos por set. O aproveitamento do oposto no ataque é de 57%.

Felipe Roque
Favorito entre os participantes da pesquisa do blog a ser a revelação do campeonato (recebeu voto de mais de um quarto do eleitorado), o oposto do Minas Tênis Clube, no geral, não tem tido um rendimento ruim, mas tem encontrado certa dificuldade para se manter consistente na parte ofensiva.

Se levar em conta o panorama total das rodadas, Felipe Roque, de 20 anos, obteve 52% de eficiência nas cortadas, o que é um bom índice. Diga-se também que no jogo mais marcante da campanha minastenista até aqui – o triunfo sobre o Sesi no último dia 8 –, ele pontuou em nada menos que 65% das bolas que recebeu para atacar!

Felipe Roque em ação contra Montes Claros (foto: Orlando Bento/MTC)

O outro lado, porém, é que ele, mesmo livre de obrigações no passe, não tem sido a bola de segurança do time (incumbência que normalmente recai sobre o ponta cubano Yordan Bisset) e tem sido, com certa frequência, substituído por Davy no decorrer dos jogos – Davy, um dos outros listados entre as possíveis revelações do campeonato.

Davy
Reserva de Felipe Roque, o atacante de saída de rede Davy, de 20 anos, tem sido acionado nas partidas do Minas muito além da mera inversão do 5-1. Em alguns jogos, inclusive, Davy tem passado mais tempo em quadra do que o próprio titular da posição – com na vitória sobre o Montes Claros e no revés contra a EMS Taubaté Funvic.

No ataque, ele anotou 28 dos 30 pontos que obteve na competição, com aproveitamento 49% nesse quesito.

Leozinho
Exigido no fundo de quadra do JF Vôlei, sendo em alguns jogos o alvo principal do saque adversário, Leozinho, de 22 anos de idade, começou a atual edição da Superliga com uma performance que chamou a atenção dos fãs do voleibol. Apesar da derrota por 3 a 1 para o Minas na estreia, o ponteiro assinalou nada menos que 32 pontos no geral, sendo um ace, quatro no bloqueio e 27 no ataque (62% de aproveitamento nesse fundamento).

Nas partidas seguintes, o time de Juiz de Fora não conseguiu engrenar na competição – ainda não marcou nenhum ponto na tabela – e Leozinho, por sua vez, alternou boas pontuações, como contra o Montes Claros (18 pontos) e o Taubaté (12), e atuações discretas no ataque, como diante do Sada Cruzeiro, seu antigo clube, e tem, hoje, 81 pontos anotados, com aproveitamento de quase 50% nas cortadas.

Alison Bastos
Vindo de uma boa temporada pelo Canoas no ano passado, Alison Bastos, 22 anos, é o titular da saída de rede da Copel Telecom Maringá. Com aproveitamento de 47% no ataque, o oposto assinalou 93, sendo 87 em cortadas, e tem esperado – assim como Leozinho, no JF, – que seu time conquiste os primeiros pontos na tabela: os paranaenses venceram apenas dois sets na competição, um contra o Sada Cruzeiro, outro contra o Canoas.

Na sua opinião, quais desses jogadores possui um futuro mais promissor?

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede