Brasil encerra Copa dos Campeões com vitória sobre EUA e medalha de prata
A seleção brasileira feminina de vôlei se despediu das partidas oficiais em 2017 com uma vitória e a conquista da medalha de prata na Copa dos Campeões – o título já era da China desde o fim da rodada passada. Depois do mau voleibol apresentado contra as anfitriãs há dois dias, o Brasil deixou uma boa última impressão no torneio, com um inquestionável 3 a 0 sobre os EUA – parciais de 25-20, 25-23, 25-19 –, neste domingo, em Nagoya (Japão). Foi a terceira vitória do time em cinco partidas no certame.
Dessa forma, a equipe comandada pelo técnico Zé Roberto encerra a temporada com pódio nas quatro competições que disputou. O segundo lugar na Copa dos Campeões se junta aos títulos no Torneio de Montreux, no Grand Prix e no Sul-Americano.
Siga o @saidaderede no Twitter
Curta a página do Saida de Rede no Facebook
A partir do bom aproveitamento das atacantes da entrada de rede nas cortadas, a seleção capitalizou os erros das norte-americanas (18 cometidos contra 10 do Brasil) para vencer com folga – a exceção foi o segundo set.
Caçada pelo saque americano, Natália marcou dez pontos no ataque, com um ótimo aproveitamento de 55,5% nesse quesito. As maiores anotadoras do Brasil, com 16 pontos cada uma, foram a oposta Tandara e a ponteira Gabi, que ficou menos obrigada ao passe e obteve aproveitamento ligeiramente superior ao de Natália (56%).
Entre as centrais, Bia pontuou em cinco de sete tentativas, ao passo que Carol compensou o baixo rendimento no ataque (37,5%) fazendo metade dos oito pontos de bloqueio do Brasil na partida.
Pelo lado norte-americano, os melhores momentos foram relegados ao bloqueio: os nove pontos da equipe nesse quesito foram divididos fraternalmente entre oito jogadoras – só a oposta Andrea Drews marcou duas vezes. Já nas ações ofensivas, o melhor aproveitamento entre as jogadoras das pontas foi de Jordan Larson, com 40% de eficiência nas cortadas. Com problemas na armação de jogadas, o time abusou das largadas, foi neutralizado pelo sistema defensivo adversário e teve rendimento de apenas 37% no ataque, muito aquém dos 51% do sexteto brasileiro.
Foi o terceiro triunfo do Brasil em quatro confrontos contra as norte-americanas este ano: o time verde-amarelo vencera o duelo pela fase classificatória do GP, quando os EUA pouparam várias titulares, e também ganhou um dos dois amistosos disputados entre as duas equipes nos Estados Unidos, na semana passada – ocasião em que as americanas já atuaram com suas titulares, as mesmas que estiveram na Copa dos Campeões.
A versão masculina do torneio começa a ser na madrugada da próxima terça-feira (12), com um duelo entre Brasil e França, à 0h40. O canal da FIVB no YouTube transmitirá ao vivo todas as partidas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.